A infância e a escola

Páginas: 15 (3561 palavras) Publicado: 13 de outubro de 2011
A INFÂNCIA E A ESCOLA

RESUMO: Este texto tem a finalidade aprofundar nossos conhecimentos, baseados em estudos, conscientizando-nos, a importância de zelarmos a criança como todo. E a contribuição de grandes filósofos, pedagogos que no decorrer da história da humanidade; para que mudanças, outras não tão satisfatórias acontecessem... .Retratamos o modo como a criança aprende, era tratada,vista, desde séculos passados; com hábitos e costumes diversos. Um esboço breve de como crescem, vivem e aprendem essas crianças. A mídia, Igreja, Estado, influencia, por manipularem os valores agregados de cada grupo social, variando de acordo com a etnia. Deixando transparecer, nos diversos rostos da infância. Notamos também que independente da cor, raça ou gênero e a classe social que hoje fazemparte, a preocupação desse sadio desabrochar faz-se notória, para que possamos ter um mundo cada vez melhor.
Criança também tem; O direito de sorrir. Correr na beira do mar; Ter lápis de colorir... (Ruth Rocha).
PALAVRAS CHAVES: criança; infância; escola; educação.
A palavra INFÂNCIA deriva-se do latim, onde IN, partícula negativa, mais FÂNCIA, significa pouca idade, incapaz de falar, dificuldadede se exprimir, meninice.
Segundo Varela, a ESCOLA não é somente um lugar de isolamento em que se vão experimentar sobre a grande parte da população infantil, métodos e técnicas avalizadas pelo professor, enquanto “especialista competente”, ou melhor, declarado como tal por autoridades legitimadoras de seus saberes e poderes; é também uma instituição social que emerge enfrentando outras formasde socialização e de transmissão e troca de saberes. Uma ressalva: Hoje, toda a criança, tem o direito de freqüentar a escola, e a família o dever mantê-los assíduos.
Com EDUCAÇÃO, as crianças serão frutos do nosso futuro presente, amanhã. Sabendo ouvir, falar, escrever, se portar; trocas experiências, com respeito, amor, compaixão, solidariedade e responsabilidade. Sendo dignas de boaalimentação, saúde física e psíquica; possuindo igualitariamente moradia doravante, irão fomentar para que nossa evolução seja plena, honesta e bem mais feliz.
A infância é uma fase do nosso desenvolvimento pessoal, onde se encontra as melhores qualidades humanas. Nela adquirimos o alicerce para a construção e aperfeiçoamento da sociedade deste final de século. Segundo Edson Seda, nem sempre a infância foivista dessa maneira. Na metade do século XX, essa fase era percebida de outra maneira, as crianças não tinham qualificações que caracterizavam o adulto. E no seu presente era um ser cheio de carências. Hoje, existe uma preocupação maior, e todos os povos mudaram o seu olhar sobre a infância. A essência dessa transformação se fundamenta em ver a criança como sujeita de direitos, cabendo à sociedadecercá-los de cuidados especiais. E ao reconhecer a evolução histórica da humanidade, alguns países, inclusive o Brasil, prometem alterar antigos critérios, comprometendo-se a tratar de uma forma em que as crianças fiquem mais com as famílias. E esse ser dotado de qualidades intrínsecas, solidifique a sua construção, em peculiar no seu processo pessoal e social de se desenvolver, refletindo asvirtudes desse alicerce.
Baseado num estudo de Carlota Boto (2001) foi publicado na Revista Brasileira de História, alguns paradigmas da educação em Portugal.
Entre os séculos XIX e XX, criou-se um impasse da hereditariedade na nova pedagogia em Portugal, e crianças à prova da escola. O processo educativo tem se mostrando mais dinâmico no decorrer nas sociedades ocidentais, enquanto no mundo medievale aprendizagem dava-se pelo método homem a homem, ou seja, um mestre para um discípulo, no mundo moderno sobressai às instituições de ensino coletivo, onde o mestre ensina vários alunos ao mesmo tempo. Instituição que tem reflexo direto na vida das crianças quer que seja no seio familiar, na escola, ou por meio de uma ação educacional, donde essa perspectiva influencia a conduta e hábitos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • infancia na escola
  • Relação entre família, infância e escola
  • Pode se falar de uma escola da infancia
  • ATPS escola da infância
  • A escola e a duração da infância
  • infancia e adolescência na escola
  • Tic na escola e no jardim infancia
  • Infância, Escola e Filosofias da Educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!