A industrialização brasileira

Páginas: 5 (1035 palavras) Publicado: 1 de junho de 2011
A Industrialização Brasileira
Introdução
A indústria é uma atividade humana e econômica que transforma, em etapas sucessivas, produtos naturais em bens para o consumo. Ela apresenta como lado positivo a geração de empregos, o desenvolvimento econômico de uma região e o acesso à tecnologia, mas, por outro lado, gera poluição e agrava as desigualdades sociais.
A produção industrial moderna, nosistema capitalista, é realizada no âmbito das empresas e dos estabelecimentos industriais. A empresa industrial é a unidade financeira de produção, que pode englobar um ou mais estabelecimentos industriais e que realiza as compras e vendas necessárias ao funcionamento da indústria.
O estabelecimento industrial é a unidade técnica de produção através da qual se obtém um produto final ou umalinha de produtos que emprega as mesmas matérias-primas ou os mesmos processos industriais. Assim, o estabelecimento industrial põe em funcionamento os meios de produção, e a empresa industrial cria as condições para esse funcionamento (compra as matérias-primas necessárias, os equipamentos e as máquinas, paga o pessoal, consegue capitais, empréstimos, vende a produção etc.)

Histórico
Antes daindustrialização, a organização do espaço geográfico no Brasil era do tipo “arquipélago”, ou seja, áreas relativamente independentes e sem integração umas com as outras. As “ilhas” desse arquipélago eram: a cana da Zona da Mata, o tabaco de Salvador, o ouro de Minas Gerais, a borracha da Amazônia e o café do Sudeste tendo mais relações com o exterior do que entre si. A industrialização promove aintegração do espaço nacional. No século XIX, a industrialização do país era fraca,em razão de vários fatores, como as relações escravistas de trabalho, já que o escravo não participava do mercado consumidor.
A cafeicultura foi básica para a industrialização do país, pois foi com os capitais gerados pelas exportações do café que se adquiriram as primeiras máquinas para as indústrias.Neste momento oimigrante foi a opção para substituir o trabalho escravo extinto em 1888, que além de mão-de-obra para a industria nascente ainda ampliava o consumo interno de produtos. A cafeicultura desenvolveu o transporte ferroviário, sobretudo em São Paulo, direcionado ao porto de Santos, objetivando o mercado externo. Essa infra-estrutura também foi aproveitada pela indústria, que era caracterizada pelossetores de alimentação e têxtil.

Pela tabela, percebe-se que a industrialização nacional começou com a indústria leve ou de bens de consumo não-duráveis, não ocorrendo à implantação de indústria de bens de produção, exigindo a importação de máquinas, aumentando a dependência tecnológica em relação aos países ricos. Essas indústrias verificadas na tabela exigiam baixo investimento de capital eatendiam às necessidades imediatas da população. Em suma, a nossa industrialização inicial ficou conhecida por tardia, pois os países centrais já estavam bem avançados, o que garantia a hegemonia mundial.

A Revolução Industrial Brasileira
A industrialização brasileira iniciou-se no século XIX, sem apoio do Estado, uma vez que não existia uma clara política estatal para o setor, mas, a partir de1930, o Estado assumiu a industrialização, o que causou uma verdadeira revolução. Os fatores eram positivos, como o êxodo rural gerado pela crise na cafeicultura, aumentando a classe operária e o próprio mercado consumidor; a redução das importações, devido à crise mundial de 1929; a substituição dessas importações, devido à Segunda Guerra Mundial.
Junto a esses fatores, Getúlio Vargas adotou umapolítica nacionalista calcada num desenvolvimento autônomo com base industrial, fato exemplificado pelo plano qüinqüenal de 1939; pela instalação da Companhia Siderúrgica Nacional, a CSN (1941), em Volta Redonda; e pela criação da Companhia Vale do Rio Doce, a CVRD (1942), em Minas Gerais, atuando na área extrativa. Ainda no “espírito” nacionalista, surgiu, em 1938, o Conselho Nacional do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • A industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • industrialização brasileira
  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
  • industrialização brasileira
  • A industrialização brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!