A industrialização brasileira

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 2 de maio de 2011
Título: A industrialização brasileira
Autor: Francisco Iglésias
Palavras-chave: Economia, desenvolvimento, industrialização.
Resumo: A industrialização brasileira decorre do processo produtivo, as sociedades se configuram pela organização do trabalho. No desenvolvimento brasileiro, do século XVI atual, pode ser reconhecido alguns momentos: o primeiro seria colonial, a dominação portuguesa. Osegundo período mostra as tarefas políticas se sobrepõem às econômicas, como se traduz na legislação. O Brasil herda a estrutura institucional portuguesa, agravando-a com a dependência ante ao exterior, com as concessões feitas a europeus e norte-americanos, em troca do reconhecimento da nova ordem. O terceiro período começa em 1850, com a liberação do capital decorrente da lei supressora dotrafico e da tarifa de 1844. O inicio do quarto período coincide com o fim do labor escravo e a instauração do trabalho livre. Em 1914 estaria o marco inicial do quinto período. A guerra abala a ordem internacional do imperialismo. As crises decorrentes ecoam o Brasil. Adota-se para o sexto período uma data mais política que econômica, a chamada Revolução de 1930. A segunda guerra vai atingir o Brasil,fazendo-o seguidor dos Aliados. Do ângulo econômico, é modelo modernizador. O sentido renovador da economia é mantido, com agravamento da crise social pela política repressiva, desnacionalização crescente, estatização de atividades e subjugação dos seguimentos sociais, até o impasse de hoje. Reconhecem-se, pois, cinco períodos: 1º o colonial, de 1500 a 1808, 2º a construção da nacionalidade, de1808 a 1850, 3º a estabilidade e impulso desenvolvimentista, de 1850 a 1888, 4º o trabalho livre e outra ordem institucional, de 1888 a 1914, 5º a regra de 14 e algumas repercussões. Pelo seu impacto na sociedade e na economia, a indústria tem merecido as atenções dos cientistas sociais.
O pacto colonial é responsável pela vida política econômica do período português.
O pacto colonial foiconcebido e adquiriu forma em decorrência das grandes viagens marítimas, ampliadoras do ecúmeno. Encontravam-se terras com matérias até aí raras, levadas para a devida elaboração.
A economia é principalmente extrativa. O pau-brasil é a primeira riqueza: muito buscado na época, alimenta considerável comercio. A extração, com o auxilio do índio, não exige mão-de-obra numerosa nem qualificada.
Desde osanos quarenta a exploração é denunciada; torna-se aguda nos sessenta, quando não se chega a pagar o mínimo exigido de imposto, levando a derrama, com a carga tributária incidindo sobre toda a população, despertando o pânico.
A mineração no Brasil setecentista foi labor predatório. Não se chegou à industria. Economia mineira, como origem de complexo industrial, era impossível. Ela originoualgumas tarefas, mas não houve a prematura industrialização. Quanto se fazia era no nível de produção caseira, artesanal ou manufatureira. O obstáculo definitivo para a indústria no Brasil foi a produção de gêneros agrícolas em alta escala para o exterior, mola do sistema colonial. Constituía-se a grande empresa, trabalhada pelo escravo no latifúndio. As propriedades territoriais eram entidadesautônomas, isoladas umas das outras.
A luta pela industrialização, como pela liberdade econômica em geral.
Portugal não podia ficar alheio ao surto inovador. O governo pede a colaboração de cientistas portugueses e brasileiros, com visitas a fabricas, relatórios de atividades experimentais na agricultura e na indústria, situação de culturas e minas, providencias a serem tomadas, melhor encaminhamento detudo, nova política econômica.
O trabalho minerador também é favorecido, tenta-se incentivar a procura de ouro e pedrarias, já com a exploração de minas.
Pode-se dizer que a vinda da corte era o primeiro instante desencadeador de possível processo industrial. A simples renovação de pecas do estatuto colonial não basta para substituir ma ordem agrária. Os acompanhantes da corte são pessoas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • A industrialização brasileira
  • Industrialização brasileira
  • industrialização brasileira
  • INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
  • industrialização brasileira
  • Industrialização Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!