A industria petroquimica

Páginas: 7 (1649 palavras) Publicado: 30 de março de 2014
A Indústria

Petroquímica
PENSANDO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO DO PAÍS BRASILEIRO









Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras Campus Betim –
Curso de Engenharia Mecânica – Homem Cultura e Sociedade.
Traz uma abordagem simples do setor petroquímico, ilustrando
as condições atuais , e as tendências futuras deste que posiciona
como uma grande promessa brasileira, rumoao desenvolvimento
do País.












Sumário
Sumário 3
4
INTRODUÇÃO 5
DEPENDÊNCIA 6
DADOS DE 2008/2009 6
CONTRIBUIÇÃO SOCIAL NO PAÍS 8
INTERVENÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO 9
CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11













INTRODUÇÃO
A petroquímica é a atividade industrial de produção de derivados de petróleo, normalmente apartir da separação dos componentes do petróleo por destilação. Petróleo e gás natural são normalmente percebidos pelo grande público como sendo essencialmente fontes primárias de combustíveis. A indústria petroquímica é uma subdivisão da indústria química. Ela utiliza a nafta (derivado do petróleo, obtido através do refino) ou gás natural, como matéria-prima básica. A petroquímica surgiu na décadade 1920, nos Estados Unidos, como resultado de pesquisas que visavam à transformação de produtos naturais. Em 2000 a petroquímica representava 60% da indústria química do Brasil. Produz o equivalente a 13% do PIB da indústria brasileira de transformação; gera, aproximadamente, 310 mil empregos diretos e recolhe cerca de 15% de taxas e impostos do total dos setores produtivos .DEPENDÊNCIA
Durante o governo JK (1956-1961), período de grande expansão da economia, o crescimento da demanda por plástico no país, associado à necessidade de substituição de importações, gerou a necessidade de um parque industrial. Foi estimulada a implantação de subsidiarias de empresas internacionais em segmentos diversos de produtos finais (pois elas precisavam ampliar o mercado)assim como na produção e comercialização de derivados do petróleo e insumos químicos básicos. A participação de empresas brasileiras nos segmentos intermediários e finais era pouco representativa (MERCADO; ANTUNES, 1998). No inicio da década 1960, cinco indústria petroquímicas se instalaram no país, das quais quatro de capital estrangeiro e uma de capital nacional- Fabrica de Fertilizantes deCubatão em São Paulo.
O potencial de mercado sinalizado pelo baixo consumo local em relação aos padrões dos países desenvolvidos e a defesa e preservação do mercado interno de petroquímicos, cuja balança comercial hoje se encontra equilibrada num cenário de intensa competição internacional, são fortes fatores de indução à realização de novos investimentos para a expansão da petroquímica no Brasil.No entanto, afigura-se que a concretização desses investimentos exigirá previamente o aprofundamento da reestruturação empresarial e da consequente verticalização industrial.
É nesta perspectiva em que provavelmente se inserem os novos pólos e complexos petroquímicos já planejados para os próximos anos, o primeiro em Duque de Caxias-RJ, com investimentos previstos de US$ 800 milhões e iníciodas atividades em 2003, empregando gás natural como matéria-prima. Outro pólo, definido para ser construído em Paulínia-SP, envolvendo a aplicação de US$ 2 bilhões, usando nafta da refinaria adjacente da Petrobras, ainda não tem data prevista para começo de operação. No futuro pólo de Paulínia e ainda em outro complexo petroquímico em concepção no oeste do Mato Grosso com base no gás naturalboliviano, está prevista uma forte presença da Braskem na forma de unidades produtoras de termoplásticos.
DADOS DE 2008/2009
No curto prazo, o que vem acontecendo no Brasil é que a exportações brasileiras de produtos químicos recuaram 18,7% em valor no primeiro semestre do ano, ante igual período de 2008, apesar de o volume ter crescido 15,9%, na mesma comparação. As vendas externas, de 5,6...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria petroquimica
  • Industria petroquímica
  • Industria petroquimica
  • Industria Petroquimica
  • Indústria petroquimica
  • A Industria Petroquímica
  • A indústria petroquímica
  • Indústria petroquimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!