A indumentaria estruca

661 palavras 3 páginas
A INDUMENTÁRIA ETRUSCA (1)

Roma não foi sempre o poderoso império que todos conhecemos. Muito tempo antes, durante os séculos em que o minúsculo vilarejo às margens do rio Tibre transformava-se numa grande cidade, ao norte e ao centro da península itálica florescia uma civilização tão esplêndida quanto misteriosa: a civilização etrusca.
Segundo alguns estudiosos, os Etruscos teriam migrado da Ásia em sucessivas ondas, entre 1.400 e 900 a.C., mas a origem de sua civilização e de sua organização social poderia ser muito mais remota.
Com certeza sua vestimenta revela contatos e relações, seja com os Gregos, seja com a Ásia Menor. Pelo fato de a escritura etrusca não ter sido ainda decifrada, a maior parte das informações sobre este povo tem sido retirada dos afrescos, das obras escultóricas e das pinturas em vasos trazidas à luz pelas escavações arqueológicas.

Trajes etrusco-romanos.
Embora sua expansão na Itália Meridional tenha levado os Etruscos a estabelecer fecundas relações com as colônias da Magna Grécia, os costumes típicos desse povo são mais influenciados pelas populações orientais ou da área cretense-micênica, especialmente no período mais arcaico.

Além das TOGAS DRAPEADAS de ascendência helênica e romana, de fato, os Etruscos vestem trajes cortados e costurados que seguem as linhas do corpo.

Busto de uma jovem etrusca em tamanho real usando jóias em terracota; as peças podem ter sido moldadas em jóias reais. Final do séc. IV a.C. ou início do século III a.C. Metropolitan Museum of Art, N. York.
O gosto pela cor, pelas linhas arrojadas, pela estilização e pelo movimento são outras características peculiares, tanto da arte quanto da indumentária deste povo.

Além da túnica, os homens trajam um amplo manto retangular, com bordados e cercaduras, chamado TEBENNA, que envolve a pessoa por inteiro, deixando livres apenas o ombro e o braço direito e pode ser vestido mesmo sobre o corpo nu.

Os musicistas retratados nos afrescos de

Relacionados