A indisciplina na escola atual

Páginas: 10 (2265 palavras) Publicado: 17 de novembro de 2014
A INDISCIPLINA NA ESCOLA ATUAL.

RESUMO

Este artigo é resultado de um estudo reflexivo sobre a indisciplina no ambiente escolar, procurando compreender as causas que levam a esse fenômeno e como este interfere no processo ensino aprendizagem. Busca entendê-lo enquanto fenômeno desencadeado por indivíduos dentro da escola, identificando as diferentes faces da indisciplina escolar e como estatem se apresentado com maior evidência.
Do ponto de vista dos temas tratados, configura-se inicialmente o baixo aproveitamento e a indisciplina escolar como os impasses fundamentais vividos no cotidiano escolar brasileiro, tomando como recorte a emergência dos "alunos-problema" como uma das principais justificativas empregadas pelos educadores na atribuição das causas de tal impasse. Emseguida, tenta-se rastrear e desconstruir as explicações mais comuns sobre as supostas causas da indisciplina escolar, tais como: a estruturação escolar no passado, problemas psicológicos e sociais, a permissividade da família, o desinteresse pela escola, o apelo de outros meios de informação etc. Por fim, fundamentam-se algumas propostas pedagógicas para uma compreensão mais autônoma da especificidadedo trabalho escolar, bem como algumas regras éticas de convivência em sala de aula, de tal sorte que se possa lançar um novo olhar sobre o ato indisciplinado, cujas interpretações mostram-se, na maioria das vezes, de maneira estereotipada.

Palavras-chave: Indisciplina; Aprendizagem; Escola.

1. INTRODUÇÃO

Este artigo visa fazer um estudo reflexivo colocando em evidência os diferentessignificados que a indisciplina no ambiente escolar adquire em contextos sociais diversos e as formas como se manifesta no cotidiano escolar, envolvendo escola, professores, alunos e sociedade.
As estratégias usadas atualmente por parte dos professores para lidar com a indisciplina estão na contramão do que os especialistas apontam ser o mais adequado. O teste ao lado é uma forma de mostrar que épreciso rever conceitos. Não se assuste se você pensou que alguns dos itens estivessem corretos - a maioria dos docentes brasileiros tende a concordar com eles. Pesquisa realizada em 2008 pela Organização dos Estados Ibero-Americanos com cerca de 8,7 mil professores mostrou que 83% deles defendem medidas mais duras em relação ao comportamento dos alunos, 67% acreditam que a expulsão é o melhor caminhoe 52% acham que deveria aumentar o policiamento nas escolas.
Se a repreensão funcionasse, a indisciplina não seria apontada como o aspecto da Educação com o qual é mais difícil lidar em sala de aula. Em investigação feita em 2006 por Isabel Leme, da Universidade de São Paulo (USP), com 4 mil estudantes das redes pública e privada de São Paulo, mais de 50% deles afirmaram que os conflitosaumentaram mesmo nas escolas que estão cada vez mais rígidas. "O problema é que as intervenções são muito pontuais e imediatistas. O resultado é uma piora nas relações entre alunos e professores e, consequentemente, no comportamento da turma", acredita Adriana de Melo Ramos, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral (Gepem), da Unesp, campus de Rio Claro.
O aluno-problema é tomado, em geral,como aquele que padece de certos supostos "distúrbios psico/pedagógicos"; distúrbios estes que podem ser de natureza cognitiva (os tais "distúrbios de aprendizagem") ou de natureza comportamental, e nessa última categoria enquadra-se um grande conjunto de ações que chamamos usualmente de "indisciplinadas". Dessa forma, a indisciplina e o baixo aproveitamento dos alunos seriam como duas faces de umamesma moeda, representando os dois grandes males da escola contemporânea, geradores do fracasso escolar, e os dois principais obstáculos para o trabalho docente.
Metodologia
A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas bibliográficas no sentido de encontrar um referencial teórico que propicie uma visão qualificada sobre o tema. Ao fazer essa reflexão constata-se a complexidade dos fatos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A indisciplina e a Escola Atual
  • A indisciplina e a escola atual
  • A indisciplina e a escola atual
  • Indisciplina na escola: Moralidade e indisciplina
  • Indisciplina na escola
  • A indisciplina na escola
  • A indisciplina na escola
  • A Indisciplina na Escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!