a independência dos países latino americanos

Páginas: 14 (3323 palavras) Publicado: 9 de maio de 2014
Ligações Químicas
Introdução: A química na agricultura
Contrariamente às aparências, é menos a mecanização que a importância crescente dos produtos químicos que caracteriza a industrialização da agricultura. A invasão começou com os adubos e pesticidas, cujas tonelagens utilizadas aumentaram regularmente, de ano após ano, em todos os países do mundo.
Seguindo as pisadas do mundoindustrializado, os países do terceiro mundo cobrem-se de fábricas de adubos; todos os especialistas, com efeito, consideram que os adubos químicos são a chave do progresso agrícola nos países em vias de desenvolvimento. Mas a invasão química não ficou por aqui. Passo a passo, a química penetrou em todos os domínios da atividade agrícola; sempre que possível, o produto químico substitui o homem, a máquina, aplanta ou o animal.
Porque ocorre a combinação dos átomos?
Presença de outro átomo distorce o formato geométrico da curva de densidade de probabilidade do primeiro porque há uma tendência para os elétrons passarem um pouco mais de tempo entre os núcleos. A ligação é covalente quando ambos os elétrons estão entre os núcleos, preenchendo os orbitais 1s superpostos; esta ligação covalente é oresultado de serem ambos os elétrons capazes de reduzir suas energias, permanecendo nos orbitais 1s de dois átomos ao mesmo tempo (animação da Figura 1. e). Durante certa parte do tempo, entretanto, cada um dos elétrons estará na vizinhança de um único núcleo; a ligação é, então, primariamente eletrostática entre e é chamada iônica animação da Figura 1. E(b).
Uma situação como esta, onde a ligação éuma combinação de dois ou mais casos-limites de tipos de ligação, é a regra e não a exceção para a maioria dos materiais. Ainda assim é instrutivo distinguir os casos-limites de tipos de ligação e analisá-los individualmente, antes de considerar suas combinações em sólidos.
Ligações entre átomos maiores podem ser explicadas por considerações energéticas semelhantes às utilizadas para a molécula de. Mas deve-se ter em conta que o tratamento é somente qualitativo e que apenas os elétrons mais externos, ou de valência, tomam parte na ligação.
Regra do octeto

A Regra do Octeto estabelece que os átomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada de valência (última camada da eletrosfera). A denominação “regra do octeto” surgiu em razão da quantidadeestabelecida de elétrons para a estabilidade de um elemento, ou seja, o átomo fica estável quando apresentar em sua camada de valência Oito elétrons.
Para atingir tal estabilidade sugerida pela Regra do Octeto, cada elemento precisa ganhar ou perder (compartilhar) elétrons nas ligações químicas, dessa forma eles adquirem oito elétrons na camada de valência. Exemplo:

Repare que os átomos de Oxigêniose ligam para atingirem a estabilidade sugerida pela Regra do Octeto. As diferentes cores de eletrosfera mostradas na figura nos ajudam a interpretar o seguinte:

1. Átomos de Oxigênio possuem seis elétrons na camada de valência (anel externo na figura).
2. Para se tornarem estáveis precisam contar com 8 elétrons, o que fazem então? Compartilham dois elétrons (indicado na junção dos doisanéis), formando uma molécula de gás Oxigênio (O2).

A justificativa para essa regra é que as moléculas ou íons tendem a ser mais estáveis quando a camada de elétrons externa de cada um dos seus átomos está preenchida com oito elétrons (configuração de um gás nobre). É por isso que os elementos tendem sempre a formar ligações na busca de tal estabilidade.
Existem exceções para a Regra do Octeto,alguns compostos não precisam ter oito elétrons na camada de valência para atingir a estabilidade, vejamos quais:
Berílio (Be)
Átomo capaz de formar compostos com duas ligações simples, sendo assim, estabiliza-se com apenas quatro elétrons na camada de valência.
Boro (B)
Forma substâncias moleculares com três ligações simples, ficando estável com seis elétrons na última camada....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A independencia dos países latino américanos
  • Independência dos países latino americanos
  • Independência dos países latino-americanos
  • formação dos paises latino-americano
  • a independencia do paises americanos
  • Independencia dos paises latoino americano
  • paises latinos americanos e sua influencia no brasil
  • a independencia dos paises

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!