A independência do Haiti e da América Espanhola

Páginas: 9 (2078 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013
Colégio e Curso Petrônio Figueiredo
Campina Grande, PB
Aluna: Sabrina Holanda
Ano / Turma: 2° B
Disciplina: História Geral








A independência do Haiti e da América Espanhola









Entre o final do século XV e o inicio do século XVI, a Espanha constituiu na América um imenso império colonial, riquíssimo em metais preciosos e que, até o final do século XVIII, foi aprincipal fonte de sustento da Coroa espanhola. A Coroa dividiu a administração em quatro vice-reinos; Nova Granada, Nova Espanha, Rio do Prata e Peru. Junto foram criadas quatro capitanias com função de defesa: Guatemala, Chile, Cuba e Venezuela.
Desde a segunda metade do século XVII, pensadores escreviam contra o mercantilismo e as práticas monopolistas das metrópoles. O absolutismo, aindapredominante na Espanha e em Portugal, também era alvo dos princípios liberais e iluministas.
Essas ideias haviam alimentado as Revoluções Inglesas do século XVII e deram base para a Revolução Francesa. Elas também tiveram na participação no processo de independência das trezes colônias inglesas e inspiraram na elaboração da Constituição dos Estados Unidos.
O pensamento iluminista chegou à Americagraças aos filhos da elite criolla (descendentes de espanhóis nascidos na América) que foram estudar na Europa e lá conheceram os autores e livros que criticavam duramente a condição colonial. O sucesso das Revoluções Inglesas, Americana e Francesa ampliou a crença na possibilidade de romper os laços coloniais e escapar do controle da Coroa espanhola.
Influenciados pelos ideais libertários doIluminismo, estes movimentos se sucederam em clara resposta ao aperto do pacto colonial imposto pela Espanha, que desde a segunda metade do século XVIII, era um país em crise. Neste momento, as colônias hispano-americanas sofriam com uma extensa carga tributária, além de um sistema fiscalizador cada vez mais rigoroso, elevando a insatisfação dos colonos a níveis nunca antes vistos. 
Uma dasdeterminações mais impopulares tomadas pela Coroa espanhola foi o estabelecimento do sistema de “Portos Únicos”. Segundo esta deliberação, os negociantes americanos só poderiam enviar suas mercadorias à Europa através de portos específicos, localizados no México, Panamá e Colômbia. Embora esta medida tivesse sido adotada pelo governo espanhol já nas primeiras décadas da colonização, sua aplicação passou a sermais rígida nos anos anteriores à eclosão das independências.
Essa reforma também ampliava a fiscalização dos territórios ultramarinos, intensificava o controle do regime de monopólio e combatia as atividades ilegais, especialmente o contrabando, reorganizou o sistema de cobranças de impostos e introduziu o regime de intendência nas colônias, que tirava decisões econômicas e jurídicas das mãosdos criollos.
A presença mais ostensiva nas colônias e o esforço de extrair mais recursos, no entanto, além de não terem sido suficientes para que a Espanha se recuperasse economicamente, aumentaram a tensão entre os representantes da metrópole e os criollos, insatisfeitos com os novos limites impostos à sua ação administrativa e comercial.
Nos primeiros anos do século XIX, a Europa foi assoladapelo expansionismo napoleônico, transformando sua formatação territorial e composição política. Na Espanha, por exemplo, as tropas francesas foram responsáveis pela deposição de Fernando VII, fato que viria a transformar profundamente os caminhos tomados pelas colônias hispânicas no Novo Mundo. 
Neste momento, o trono espanhol ficou sob a incumbência de José Bonaparte, irmão de Napoleão. Oscolonos americanos, então, jurando fidelidade a Fernando VII, não reconheceram a legitimidade do novo governo. A partir de então, os assuntos da colônia passaram, assim, a ser coordenada diretamente pelos cabildos, espécie de câmara municipal integrada pelos colonos hispano-americanos mais abastados, os criollos.  
Pela primeira vez, a América hispânica vivia uma experiência de autonomia política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independencia da america espanhola e haiti
  • as independencias haiti e america espanhola
  • Independencia da america espanhola e do haiti
  • A independência da América espanhola e do Haiti
  • Independencia Das Colonias Da America Espanhola E Do Haiti
  • independencia das colonias da america espanhola e do haiti
  • A independencia dos eua, haiti e américa espanhola
  • Independencia das colonias da america espanhola e do haiti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!