A independência da América espanhola e do Haiti

Páginas: 9 (2186 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
A independência da América espanhola e do Haiti
A independência da América espanhola
No decorrer do século XVIII, o sistema colonial implementado pelos espanhóis na América passou a sofrer importantes transformações, fruto do envolvimento metropolitano nas guerras européias e da crise da mineração.
O MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA
O elemento que destravou o processo de ruptura colonial foi ainvasão das tropas de Napoleão Bonaparte sobre a Espanha; no entanto é importante considerar o conjunto de alterações ocorridas tanto nas colônias como na metrópole, percebendo a crise do Antigo regime e do próprio sistema colonial, como a Revolução Industrial e a revolução Francesa.A resistência à ocupação francesa iniciou-se tanto na Espanha como nas colônias; netas a elite criolla iniciaram aformação de Juntas Governativas, que em várias cidades passaram a defender a ideia de ruptura definitiva com a metrópole, como vimos, para essa elite a liberdade representava a independência e foi essa visão liberal iluminista que predominou.Assim como o movimento de independência das colônias espanholas é tradicionalmente visto a partir dos interesses da elite, costuma-se compara-lo com o movimentoque ocorreu no Brasil, destacando-se:-a grande participação popular, porém sob liderança dos criollos;-o caráter militar, envolvendo anos de conflito com a Espanha;-a fragmentação territorial, processo caracterizado pela transformação de 1 colônia em vários países livres;-adoção do regime republicano - exceção feita ao México.
A INDEPENDÊNCIA DO HAITI
Em meio às conturbações que movimentavam aRevolução Francesa na Europa, uma pequena ilha-centro americana era responsável por um dos mais singulares processos de independência daquele continente. Sendo uma das mais ricas colônias da França na região, o Haiti era um grande exportador de açúcar, controlado por uma pequena elite de brancos proprietários de terra, responsáveis pela exploração da predominante mão-de-obra escrava do local.Em1791, uma mobilização composta por escravos, mulatos e ex-escravos se uniu com o objetivo de dar fim ao domínio exercido pela ínfima elite branca que controlava os poderes e instituições políticas do local. Sob a atuação do líder negro Toussaint Louverture, os escravos conseguiram tomar a colônia e extinguir a ordem vigente. Três anos mais tarde, quando a França esteve dominada pelas classespopulares, o governo metropolitano decidiu acabar com a escravidão em todas as suas colônias.A essa altura, a população de escravos haitiana já havia lavrado a sua liberdade. Contudo, as lutas responsáveis pela consolidação dessa nova realidade estariam longe de chegar ao seu fim. No ano de 1801, Louverture empreendeu uma nova mobilização que estendeu a liberdade para os escravos da região da ilhacolonizada pelos espanhóis, que hoje corresponde à República Dominicana. Nesse período, Napoleão Bonaparte assumia a França e se mostrou contrário a perda desse importante domínio colonial.Somente no ano de 1806, quando Dessalines foi traído e assassinado por Alexandre Pétion e Henri Christophe, o Haiti passou a adotar o regime republicano. O reconhecimento da independência daquele país só aconteceria noano de 1825, quando o governo francês recebeu uma indenização de 150 milhões de francos. Depois disso, mesmo vivenciando diversos problemas, a notícia da independência no Haiti inspirou a revolta de escravos em diferentes regiões do continente americano.A independência dos Estados Unidos e do BrasilSemelhanças:
As duas aconteceram no continente Americano.Diferenças:
 O processo deindependência dos EUA foi articulado pelos próprios colonos, insatisfeitos com a Inglaterra que depois de muitos anos com a Política de Negligência Salutar decidira explorar sua colônia até então ignorada e esquecida. A Indep. Norte Americano se deu com Guerras entre os colonos norte americanos e os colonizadores ingleses. Mais tarde os Norte Americanos receberam apoio da Espanha e da França. Já no Brasil o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Independencia da america espanhola e haiti
  • as independencias haiti e america espanhola
  • Independencia da america espanhola e do haiti
  • A independência do Haiti e da América Espanhola
  • Independencia Das Colonias Da America Espanhola E Do Haiti
  • independencia das colonias da america espanhola e do haiti
  • A independencia dos eua, haiti e américa espanhola
  • Independencia das colonias da america espanhola e do haiti

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!