A Ind Stria A Agropecu Ria E O Espa O Agr Rio Mundial

529 palavras 3 páginas
A indústria, a agropecuária e o espaço agrário mundial.

ESPAÇO AGRÁRIO
Denomina-se espaço agrário a área ocupada com a produção agrícola
(vegetal, pastagens e florestas, habitações dos agricultores e, ainda, infraestruturas e equipamentos que se relacionam com a atividade de produção industrial).

Espaço agrário mundial:
Nos países desenvolvidos: O espaço agrário apresenta-se diferente enquanto a forma e funcionamento, pois suas formas de cultivo são geralmente utilização de grandes levas de tecnologia e recursos financeiros, aliado a pouca utilização de mão de obra. Espaço agrário mundial.
Nos países subdesenvolvidos: O espaço agrário apresenta-se com grandes marcas deixadas pelos colonizadores, como a forte presença de uma concentração fundiária, e a produção voltada para o mercado externo. As consequências da modernização da agricultura.
A

expansão da área produtiva a partir de uma modernização introduz novas maneiras de se produzir no campo, pois equipamentos antes restritos às cidades chegam ao espaço rural, e a partir de então começam a dar uma dinamização mais acentuada ao espaço rural.

Reforma Agrária:
 Corresponde

a uma série de medidas, cujos objetivos é a introdução de transformações na estrutura fundiária de um país ou região. Modificando o regime de posse e uso da terra a fim de atender aos princípios da justiça social. Reforma Agrária:
 Seus

principais objetivos são:
Diminuição dos conflitos fundiários, diminuição do êxodo rural, aumento da produção de alimentos, amenização dos problemas sociais urbanos, combaterem o fenômeno da fome.

A questão de conflitos fundiários: 

Muitos dos conflitos no mundo atual têm como fator desencadeador a posse da terra, principalmente nos países subdesenvolvidos, onde a concentração fundiária e de renda é muito evidente, o que acaba por gerar uma sangrenta batalha no campo, seja ela em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos.

As relações de trabalho na zona rural:  Trabalho

familiar: predomina

Relacionados

  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • ovinocultura
    25630 palavras | 103 páginas