A indústria turística no concelho de oeiras

Páginas: 8 (1884 palavras) Publicado: 2 de dezembro de 2012
Índice

Introdução ……………………………………………………………………………………………………………………… pág. 1
O Concelho de Oeiras …………………………………………………………………………………………………….. pág. 2
Empreendimentos turísticos do Concelho ……………………………………………………..……………….. pág. 3
Atracções Turísticas do Concelho ……………………………………………………………………………………. pág. 8
Restaurantes do Concelho …………………………………………………………………………………………..…. pág. 9
Principais eventos……………………………………………………………………………………………………….… pág. 10
Empresas de Animação Turística ……………………………………………………………………….…………. pág. 11
Transportes ………………………………………………………………………………………………………………….. pág. 12
Conclusão ……………………………………………………………………………………………………………………… pág. 13
Bibliografia ……………………………………………………………………………………………………………………. pág. 14

Este trabalho tem como objectivo explicar o que é a Indústria Turísitca no Concelho de Oeiras, destacando os hotéis do concelho,Guest House, pousadas, restaurantes, principais eventos, atracções turísticas entre outros.

O Concelho de Oeiras oferece excelentes condições naturais e climáticas aos turistas que visitam esta região e a sua população, devido ao facto de estar situado pela zona ribeirinha do estuário do Tejo, o que leva a ser classificado por clima ameno, abundância de água, bons solos agrícolas por ter uma posiçãogeográfica privilegiada.
O Concelho dispõe também de alguns vestígios do Período Romano, destacando-se o mosaico romano localizado na Rua das Alcássimas.
Os aspectos importantes, a destacar nos séculos da formação do Concelho, são:

* Fixação de ordens religiosas
* Construção de fortificações
Em Carta Régia de 7 de Junho de 1759 a jurisdição das terras é atribuída pelo Rei D. José I ao seuprimeiro- ministro Marquês de Pombal, que se tornou o primeiro Conde de Oeiras da vila de Oeiras. Decorrido um mês após a elevação a vila, é constituído o concelho em Carta Régia de 13 de Julho de 1759. Muito embora as origens do povoado datem do século XII (1147), foi neste reinado que Oeiras conheceu grande desenvolvimento proporcionado pelo Marquês de Pombal. Em 1770 ordenou a realização daprimeira feira agrícola e industrial realizada em Portugal, e porventura na Europa. Apesar desta feira ter permitido um destaque a nível nacional, a sua obra municipal passa igualmente pela criação de um porto de abrigo para pescadores, uma alfândega e feitoria, entre outras obras.
Em 1894 o concelho foi extinto, tendo sido restabelecido a 13 de Janeiro de 1898; perdeu no entanto Carcavelos a favorde Cascais e adquiriu uma parte da freguesia de Benfica (Lisboa) representada pela Amadora, ficando com uma área aproximada à actual (Ribeiro, 1993).
Entre os séculos XIX e XX crescem as actividades de lazer e Oeiras torna-se num local priveligiado de "banhos" para a elite portuguesa. Assim, no princípio do século XX as praias da linha eram muito frequentadas, especialmente pelas classes sociaismais altas, que aqui se dirigiam por indicação médica, já que se considerava que o ar e a água das praias do concelho tinham efeitos medicinais.
Actualmente o concelho apresenta um dos mais elevados índices de qualidade de vida em Portugal, tendo deixado de ser considerado apenas como local de passagem entre Lisboa e Cascais e assumindo-se como a sede de importantes empresas ligadas às novastecnologias (são exemplo disso o TagusPark e o LagoasPark) e à prestação de serviços.
As freguesias do Concelho de Oeiras: Oeiras, Paço de Arcos, Porto Salvo, Caxias, Barcarena, Cruz Quebrada, Queijas, Linda-a-Velha, Carnaxide e Algés.

O Concelho de Oeiras

Empreendimentos Turísticos do Concelho

Hotéis – O Concelho de Oeiras dispõe, para os seus visitantes, óptimos Hotéis classificados entre 2 à4 estrelas.
Hotel Real Palmeiras ****
O hotel encontra-se localizado na Av. Marginal, Curva dos Pinheiros em Paço de Arcos.
Dispõe de: 34 Suites (6 não fumadores e 1 suite duplex com 2 quartos)
Equipadas com: Ar Condicionado, Mini Bar, Telefone de Linha Directa, TV por Cabo, Acesso à Internet (Wireless), Cofre individual gratuito, Casa de Banho completa com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise demográfica do concelho de oeiras e são julião da barra,
  • O Bom Concelho
  • Tres concelhos
  • concelho Tutelar
  • Oferta turística
  • Demanda turistica
  • Demanda turistica
  • Segmentação Turistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!