A indústria Siderúrgica

Páginas: 9 (2012 palavras) Publicado: 25 de junho de 2015
Centro Universitário São Camilo – Espírito Santo

Curso: Engenharia Civil
Disciplina: Construção Civil II
Professor: Jairo di Giorgio





A INDÚSTRIA SIDERÚRGICA



Alunos do 7º período:
-204974, Arthur Jubini Callegari
- 209551, Maycon Volpasso
- 204812, Murilo Bravo
- 205744, Pablo Fricks
- 204423, Philipe Dalvi
- 204524, Wellington Moté



Cachoeiro de Itapemirim – ES
Maio/2015
SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO
2- INÍCIO
3- DESENVOLVIMENTO
3.1- INÍCIO DO SÉCULO XX
3.2- EXPANSÃO
3.3- DÉCADA DE 90
3.4- MOMENTO ATUAL
3.5- DADOS DO MERCADO BRASILEIRO
4- CONCLUSÃO
5- REFERÊNCIAS






















1. INTRODUÇÃO

No atual estágio de desenvolvimento da sociedade, é impossível imaginar o mundo sem o uso do aço. A produção de aço é um forte indicador do estágio de desenvolvimento econômico de umpaís. Seu consumo cresce proporcionalmente à construção de edifícios, execução de obras públicas, instalação de meios de comunicação e produção de equipamentos.
Esses materiais já se tornaram corriqueiros no cotidiano, mas fabricá-los exige técnica que deve ser renovada de forma cíclica, por isso o investimento constante das siderúrgicas em pesquisa. O início e o processo de aperfeiçoamento do uso doferro representaram grandes desafios e conquistas para a humanidade.
Conhecer um pouco mais sobre como foi o processo de criação e desenvolvimento do produto e da indústria, tanto no Brasil quanto no mundo, é de extrema importância para entendermos o sucesso desse produto tão consumido mundialmente.
























2. INÍCIO

Quando as terras brasileiras foram descobertas, as práticasmercantilistas imperavam na Europa. Os portugueses chegaram ao Brasil com a esperança da extração de metais como ouro, prata e bronze. No entanto, nenhum tipo de metal, nem mesmo ferro, foi encontrado em um primeiro momento. Os poucos ferreiros que vieram para o Brasil utilizavam o ferro originário da Europa para produzir os instrumentos usados na lavoura.
Em 1554, o padre jesuíta José de Anchietarelatou, em um informe ao rei de Portugal, a existência de depósitos de prata e minério de ferro no interior da capitania de São Vicente (atual estado de São Paulo).
Quem primeiro trabalhou na redução desse minério de ferro foi Afonso Sardinha. Em 1587, ele descobriu magnetita na atual região de Sorocaba, no interior de São Paulo, e iniciou a produção de ferro a partir da redução do minério. É aprimeira fábrica de ferro que se tem notícia no Brasil.
As forjas construídas por Sardinha operaram até a sua morte, em 1616. Após essa data, a siderurgia brasileira entrou em um período de estagnação que durou até o século seguinte.





3. DESENVOLVIMENTO

Foi a descoberta de ouro no atual Estado de Minas Gerais que desencadeou um novo estímulo à siderurgia. Fundições foram abertas para a construçãode implementos de ferro utilizados no trabalho das minas.
Contudo, as mesmas práticas mercantilistas que impulsionaram a descoberta de metais em nossas terras fizeram com que a construção de uma indústria siderúrgica brasileira fosse reprimida. A colônia deveria ser explorada ao máximo e comercializar apenas ouro e produtos agrícolas. Portugal chegou a proibir a construção de novas fundições eordenou a destruição das existentes.
A situação mudou com a ascensão de Dom João VI ao trono de Portugal. Em 1795, foi autorizada a construção de novas fundições. Em 1808, a família real portuguesa desembarcou fugitiva no Rio de Janeiro, temendo o avanço das tropas napoleônicas às terras lusitanas. Diversas indústrias siderúrgicas foram construídas a partir desse período.
Em 1815, ficou pronta ausina do Morro do Pilar, em Minas Gerais. Em 1818, a fábrica de Ipanema, nos arredores de Sorocaba, começa a produzir ferro forjado. Outras indústrias foram abertas em Congonhas do Campo, Caeté e São Miguel de Piracicaba, todas em Minas Gerais. Antes da abertura das fábricas locais, o ferro era exclusivamente importado de países europeus, especialmente da Suécia, da Alemanha e da Espanha.
Após esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industria siderurgica
  • Emissões de GEE na Indústria Siderúrgica
  • Gas natural na industria siderurgica
  • estratégia energética indústria siderúrgica
  • O uso da água nas indústrias siderúrgicas
  • Análise setorial da indústria siderúrgica
  • Epi's na Indústria Siderúrgica
  • Gestao de residuos e agua na industria siderurgica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!