A indústria na União Europeia e nos EUA

Páginas: 13 (3211 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

Trabalho Geografia
Industrialização nos Estados Unidos e na União Européia

Professor (a): Regina Viegas
Turma: 3JMED




Trabalho feito pelos alunos:
Bruno Ferraz
Douglas Dias
Felipe Holanda
Nikolas Abreu








Índice:

- Quadro geral da economia mundial.
- Estados Unidos.
- União Européia.
- Reino Unido.
- França.
- Alemanha.Quadro Geral da Economia Mundial

Após o final da Guerra Fria, que é marcado pela dissolução da União Soviética no final do ano de 1991, uma nova ordem mundial substituiu à antiga. Ao invés de um mundo bipolar, marcado pela rivalidade entre capitalismo e socialismo, EUA e URSS, o mundo viu a ascensão da multipolaridade. No mundo multipolar, o domínio é exercido principalmente pelos diferentesblocos econômicos. Entretanto, diferente de como se poder supor, os blocos econômicos não rivalizam igualmente, e existem blocos que são dominantes em relação a outros. Os blocos mais importantes são a Nafta e a União Européia.
Através de pesquisas sobre o mercado, chega-se a conclusão de que o mundo econômico está polarizado em três blocos: o Americano, liderado pelos Estados Unidos; oAsiático, liderado pelo Japão; e a União Européia. O bloco Americano possui como principal consumidor de seus produtos os países da América Latina, que historicamente sempre estiveram sob sua influência. Já o Japão controla 50% do comércio com o sudeste e leste asiático, enquanto a União Européia detém grande domínio nos países ex-socialistas, europeus do leste, além de ter uma relação com países daÁfrica, que até hoje se vêem dependentes economicamente dos europeus. Com isso, 80% dos investimentos globais estão diretamente ligados a esses blocos econômicos.
Como países e bloco mais desenvolvidos, os três já citados acabam tendo outros tipos de vantagens, já que são potências globais. Todos esses países são caracterizados por grandes investimentos nas áreas da ciência, com o intuito derevolucionar e aprimorar a tecnologia, além de aumentar a produtividade de suas indústrias. Por conta do uso das melhores tecnologias e dos melhores métodos, os produtos produzidos nesses países têm uma qualidade maior e preço menor, além da produção ser muito maior pela eficiência de suas indústrias. Por conta disso, esses produtos encontram maior penetração em países com desenvolvimento industrial menor,que contém produtos de qualidade inferior e preço maior. Esse padrão aumenta o lucro e o poder dos países desenvolvidos, enquanto faz com que a indústria dos países cujos produtos nacionais não encontram tanto espaço no mercado não consiga se desenvolver para que possa competir com igualdade. Isso acaba por gerar um aumento da importação e da exportação das mercadorias no sentido desses países,principalmente dos Estados Unidos, que é o país que mais exporta no mundo



Estados Unidos
O que hoje é conhecido como Estados Unidos da América foi, até 4 de julho de 1776 (Dia da Independência dos Estados Unidos), uma colônia da Grã-Bretanha na porção norte do continente americano. Após sua independência, os Estados Unidos começaram seu processo de expansão territorial, com a compra deterras pertencentes a países europeus, como França e Inglaterra e, após a Guerra de Secessão, da Rússia. Além disso, a ideia de Destino Manifesto (onde a América tinha um propósito especial dado por Deus, e que deveria se estender de costa a costa), levou os americanos a avançar suas fronteiras para o oeste, o que provocou uma série de conflitos com os indígenas que ali residiam. Como eles resistiam,muitas tribos foram quase ou totalmente eliminadas. O fim do Destino Manifesto é marcado pela Guerra Americano-Mexicano, onde, após quase dois anos de conflitos, os Estados Unidos saíram vencedores, aumentando seu território em um quarto, conquistando, dessa forma, a parte norte do território mexicano da época, o que reduziu seu tamanho pela metade.
Um fator muito importante para a expansão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Industrias da União Europeia
  • Comparação dos programas nacionais de construção naval: EUA, União Europeia e Brasil
  • Administração pública comparada: uma avaliação das reformas administrativas do Brasil, EUA e União Européia
  • “Administração Pública comparada: uma avaliação das reformas do Brasil, EUA, e União Européia”
  • A União Europeia
  • União europeia
  • União Europeia
  • União europeia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!