A incrivel hist ria de Amala e Kamala

490 palavras 2 páginas
DISCIPLINA: Homem, Cultura e Sociedade
Profª. Ms. Angela Clemente Bispo
A INCRÍVEL HISTÓRIA DAS MENINAS-LOBO E A PRIVATIZAÇÃO DA LIBERDADE

Na Índia, em 1920 era muito comum encontrar crianças selvagens, conhecidas como crianças-lobo. Amala e Kamala são os dois exemplos mais bem documentados da história dessas crianças. Foram encontradas vivendo em uma família de lobos, Amala com aproximadamente 1 ano e meio e Kamala com 8 anos de idade. Andavam sobre mãos e pés, joelhos e cotovelos, como animais, não falavam, se comunicavam por gestos, e uivavam para a lua. Eram seres livres dentro do contexto em que elas conheciam. Se alimentavam de carne crua e podre, e não demonstravam nenhum tipo de emoção.
Mas a pergunta é, será que elas eram meninas livres, por viverem por conta própria e da maneira que podiam, ou seriam meninas presas ao contexto ao qual foram submetidas, limitadas a viverem como animais devido aos meios que foram lhes dado, ao contexto de sociedade que pertenciam, e a ignorância de não poderem ter tido a oportunidade de escolher entre a vida animal e humana? E se elas pudessem escolher? Bem, não puderam.
As meninas foram encontradas por um reverendo chamado Singh e levadas para um orfanato, onde começaram a aprender a viver como uma criança normal. Viviam encolhidas num canto, e possuíam hábitos noturnos. Desenvolveram uma depressão profunda. Amala, a mais nova, sobreviveu durante um ano. As mudanças e a falta de sua antiga família foram demais para ela.
Kamala então, chorou pela primeira vez em sua vida.
A menina mais velha viveu durante nove anos no orfanato, aprendendo a se humanizar aos poucos. Levou 6 anos para aprender a andar, e seu vocabulário era muito rudimentar, possuindo apenas 50 palavras.
Liberdade acaba sendo uma coisa muito relativa. Há quem diga que quanto menos se sabe, quanto mais ingênuos, mais livres nós somos. Ao mesmo tempo que o conhecimento é uma arma maravilhosa, é preciso ser ainda mais inteligente para ver o mundo de uma

Relacionados