A inclusão no ensino superior: estudo de caso na universidade estadual de goiás, unu-iporá

Páginas: 7 (1551 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, UNU-IPORÁ
SOUZA, Elizangela Vilela de Almeida¹
Professora Esp. Em Formação Docente em História africanas e afro-americanas, Professora Ledora do curso de História da Unidade de Iporá.
Universidade Estadual de Goiás
Unidade Universitária de Iporá

e-mail: Eliz.vilela@hotmail.com

RESUMO
Desde o século XX, asociedade tem passado por transformações decorrentes de avanços em produções tecnológicas. Este novo paradigma tem alterado o cenário social e cultural onde novos grupos, antes excluídos, tem ocupado seu espaço na sociedade. No entanto, diante de tais inovações e a busca de conhecimento, cada vez mais de novos atores sociais, as universidades se vêem diante da necessidade de constantes atualizaçõese adequações em sua equipe de profissionais. Neste sentido o objetivo desta pesquisa se insere na necessidade de destacar a experiência vivida pela Universidade Estadual de Goiás/UnU-Iporá, bem como, o desafio na implementação de políticas públicas que asseguram os Direitos dos portadores de necessidades especiais, em meio a sociedade acadêmica.
Palavras chaves: Universidade, Necessidadesespeciais, leis.

INTRODUÇÃO
A presente pesquisa tem como objetivo, analisar as conjunturas no meio educacional que envolve a inserção de alunos especiais na sala de aula do ensino superior. Diante de tal desafio cabe-nos abordar os processos históricos mediados pelas leis que serviram de embasamento para a implementação das políticas de ações afirmativas as quais decorreram a política de inclusão.Desde os anos 90, a educação formal vem sendo discutida procurando por meios de garantir o ingresso de pessoas com qualquer tipo de deficiência no meio educacional. Essa discussão, segundo Facion, tem provocado um avanço conceitual e metodológico no mundo todo, através de movimentos como a promulgação da Declaração de Salamanca (1994), a Convenção da Guatemala (1998), que se manifesta sobre todoe qualquer tipo de discriminação e de preconceito. Contudo, não podemos deixar de destacar a convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência, ocorrido em Nova York (2007), e sancionado no Brasil através dos decretos nº186 de 2008 e decreto nº 6.949 em 2009.
Esse debate no Brasil, vem sendo amparado pela LDBN/96, onde a Educação Inclusiva é contemplada de modo a garantir o ingresso e apermanência das pessoas com deficiência no ensino regular. A LDBN/96 é fundamentada na constituição de 1988 que estabelece no capítulo I art. 5º que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. (CONSTITUIÇÃO DAREPÚBLICA FEDERAL, p.5; 89). Dentro desses princípios, salienta-se o direito á igualdade, a qual as diferenças devem ser respeitadas por todos, e salvaguardadas pela á educação a que todos têm direito e deve ser proporcionada pelo Estado, como “Educação para todos”, assim descreve o artigo da constituição vigente:

“Art. 205: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovidae incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. (CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, p. 99, 1989.)

No entanto, inclusão não se faz somente por decretos e leis que estabelecem normas de condutas, que devem ser seguidas e abstraídas por uma sociedade. Ou seja, asleis por si só não fazem valer a integridade de cidadãos. Um processo como este deve ser pensando a partir de mudanças estruturais no meio social, cultural e pedagógico. Essas mudanças implicam transformações na mentalidade das pessoas, uma vez que, o imaginário social daqueles que são ditos “normais” criam estereótipos que enquadra os portadores de necessidades especiais a partir de uma visão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS RESENHA
  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIAS
  • Estudo para implantação de um servidor de e-mail em linux na universidade estadual de goiás
  • A Didática do Ensino Superior com foco nos docentes da Universidade Estadual do Piauí – Campus Piripiri
  • INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DOS PROCEDIMENTOS EM PROCESSOS LICITATÓRIOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ESTADUAL: UM...
  • Inclusão de surdos no ensino superior
  • Inclusão de deficientes no ensino superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!