A Inclusão Escolar

Páginas: 3 (508 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
inclusão escolar

A educação inclusiva nos faz ver a diversidade do ser humano. Pela individualidade de cada um, ela busca perceber e atender as necessidades educativas de todos os alunos, em salasde aulas comuns, através de um sistema regular de ensino. Em outras palavras, a educação inclusiva é a forma de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos.
Para incluir a escola precisaprimeiramente acreditar no principio de que todas as crianças podem aprender e que todas devem ter igual mente acesso a um curriculo basico diversificado e de qualidade.
A educação inclusiva é um dosmaiores desafios do sistema educacional. Desafio porque não basta apenas disponibilizar vagas nas escolas. A presença do aluno é apenas o primeiro passo e significa apenas que o aluno está na escola.Mas, a presença não é suficiente, ele precisa participar das atividades escolares e ganhar conhecimentos. Portanto, inclusão significa o aluno estar na escola, participando, aprendendo e desenvolvendosuas potencialidades.
Em outras palavras, a educação inclusiva é a forma de promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos. que a educação é um direito e responsabilidade de todos. É precisoque se cobre melhores condições na educação básica. É preciso promover políticas que garantam a escolarização dos excluídos, além de programas e práticas que permitam às crianças conseguirem bonsresultados.
A nossa Constituição garante desde 1988 o acesso de todos ao Ensino Fundamental, sendo que alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado preferencialmente na escola, que não substitui o ensino regular.
Hoje todo mundo sabe, que os alunos com necessidades especiais têm o direito de ir para a escola regular, mas muita gente continua acreditando que o melhor éexcluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado..Estamos num processo de conscientização. A escola tende a vir a ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusaõ escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão Escolar
  • Inclusão escolar
  • Inclusão escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!