A inclusão escolar e a nossa realidade educacional

Páginas: 2 (474 palavras) Publicado: 20 de maio de 2012
A INCLUSÃO ESCOLAR E A NOSSA REALIDADE EDUCACIONAL

A inclusão cresceu com o aumento de crianças com inadequações freqüentando escolas formais. Pais e educadores, atentos essa questão,preocuparam-se em encontrar condições apropriadas para o desenvolvimento de suas crianças.
A escola de ensino tradicional passou a desempenhar um papel dificil frente à diversidade, pois ao mesmo tempo em queacolheu os alunos com dificuldades, não ofereceu as condições necessárias para a educação desses aluno. As ações tornaram-se excludentes.
O sistema de ensino atual tem um currículo de conteúdosprogramáticos rígidos, de acordo com o desenvolvimento cognitivo e faixas etárias. Para os alunos diferenciados (não estamos falando em deficiências) a escola não oferece abertura para uma programaçãoespecífica. Existe grande possibilidade de o aluno, que entra no sistema escolar formal e estruturado sem estar preparado, não se sentir à vontade, seguro, nem protegido; e sofre discriminações namaioria das vezes.
Valores que contemplam a solidariedade, direitos iguais e atitudes politicamente corretas não são suficientes para a implantação da inclusão. Inclusão pressupõe integração.
Aintegração na escola só acontece quando cuidamos de pensar em um projeto educacional para cada candidato à inclusão, desde a avaliação das competências até uma reestruturação do projeto da escola,pensando na adequação psicopedagógica às necessidades do seu público alvo.
O sujeito para o qual pensamos a inclusão é aquele que possui dificuldade de interação; é aquele que sente ameaçador estar dentrodo grupo. Ele tem dificuldade de articular o “eu” e o “outro”, está sem autonomia de aprendizagem, apresenta uma discrepância entre o corpo desenvolvido do organismo, do pensamento e da emoção.
Apessoa que sofre exclusão não consegue lidar com o escondido, possui uma auto - imagem desarticulada e a auto-estima rebaixada, acaba por desorganizar a estrutura externa por estar desestruturado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão escolar e a nossa realidade educacional
  • A realidade da inclusão no contexto escolar
  • A Realidade da Inclusão no Contexto Escolar
  • O ESTUDANTE COM TDAH NO ESPAÇO ESCOLAR: CARACTERÍSTICA, REALIDADE E POSSIBILIDADES DA INCLUSÃO EDUCACIONAL
  • Inclusão Escolar e a Orientação Educacional
  • A atuação do psicólogo escolar no processo de inclusão educacional
  • INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • A inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!