A inclusão do karatê na escola fausto aguiar arruda

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2011
FÁBIO DE ALENCAR PEIXOTO SALES







A INCLUSÃO DO KARATÊ NA ESCOLA FAUSTO AGUIAR ARRUDA







MARANGUAPE- CE
SETEMBRO/ 2011







A INCLUSÃO DO KARATÊ NA ESCOLA FAUSTO AGUIAR ARRUDA


ESTE TRABALHO FOI SUBMETIDOÀ COORDENAÇÃO DO CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA, COMO PARTE DE REQUESITOS NECESSARIOS À OBTENSÃO DE NOTAS DA UNIVERSAIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ TENDO COMO ORIENTADORA GUIOMAR.






MARANGUAPE- CE
SETEMBRO/ 2011

Introdução

Este trabalho pretende dar uma visão da pratica do Karatê sendo umapesquisa bibliográfica baseadas em estudo científicos na EscolaFaustoAguiarArruda onde incentivou e auxiliou o grupo discente nas atividades de Educação Físicapromovendo a socialização e o desenvolvimento do conhecimento.O Karatê tem sido considerado uma atividade importante para a socialização e promoção do saber.
É um esporte ou arte marcial de origem oriental que tem a finalidade de defesapessoal sem o uso de armas. Essa afirmativa é encontrada no significado de seu próprio nome cujo termo KARATÊ expressa: KARA = vazio TE = mão ou caminho, significando como o “Caminho das mãos vazias”.Onde foram realizados estudos práticos e teóricos com crianças e adolescentes desta escola sugerida para certificar este trabalho.

Problemática

Como mola propulsora deste projeto é acarência que muitas crianças e adolescentes são portadores, não simplesmente físicas mais geralmenteemocionais. E assim levam para a escola uma bagagem de emoção frustradas que acabam desencadeando clima bruto e hostil, ate mesmo ingressando em outras situações justamente por querer ser o dono, saber tudo, e não ter o apoio da família para auxiliar nesta fase da vida. Muitos desses alunos não têmo acompanhamento dos pais justamente pela necessidade de manter a sobrevivência e acabam esquecendo-se de cuidar do principal o emocional. Este trabalho vem mostrar a importância da disciplina, do respeito, da moral, da boa conduta, como se comportar perante um problema e principalmente na evolução do conhecimento em outras áreas.

Objetivos

* Resgatar os conhecimentos do aluno no ladoemocional, afetivo e social.
* Utilizar lúdico nas brincadeiras populares, para facilitar o Karatê e suas regras.
* Ensinar a aprendizagem do Karatê através do movimento, da habilidade e da observação
Conhecendo um pouco sobre oKaratê

O karate Shotokan (松涛館) é uma escola de karatê criada por Gichin Funakoshi (1868-1957). Inicialmente o Mestre Funakoshi não acreditava emcriação de estilos e sim que todo karatê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa escola.Os alunos de Funakoshi construíram um dojo (道場, local de treinamento) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Escola de Shoto). Acredita-se que aorigem do nome do estilo seja essa. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes e golpes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa.
Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e emque a técnica de um "simples" soco directo, pode nunca ser dominada, e só o é com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano.
No karatê shotokan são levados a sério fatos como a concentração e o estado de espírito, pois sem concentração e um estado de espirito leve, mas determinado a técnica de pouco serve, devendo estes dois atributos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inclusão na Escola
  • inclusão nas escolas
  • inclusao na escola
  • a Inclusão na escola
  • inclusão nas escolas
  • Inclusão nas escolas
  • inclusao nas escolas
  • Inclusão na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!