A inclusão do deficiente visual!

Páginas: 20 (4937 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2014
A INCLUSÃO DO DEFICIENTE INTELECTUAL NO ENSINO REGULAR E A IMPORTÂNCIA DO SEGUNDO PROFESSOR PARA DESENVOLVER A APRENDIZAGEM


RESUMO
O presente trabalho é uma pesquisa de campo visando investigar as perspectivas de inclusão do aluno com deficiência intelectual e a importância do segundo professor para efetivar o ensino aprendizagem da criança. Ametodologia utilizada foi à pesquisa de campo com 25 professores que trabalham na rede municipal de ensino de Canoinhas-SC, bem como aportes da bibliográfica em muitos autores que subsidiaram este trabalho. E como resultado pode-se dizer que existem muitos desafios a serem perpassados para que a prática pedagógica de modo geral possibilite a verdadeira inclusão do aluno com deficiência mental, masas escolas municipais encontram-se pautadas no que preconiza a LDB e Parâmetros Curriculares e demais institutos garantem ao aluno com deficiência o acesso ao ensino regular. Salienta-se que os docentes precisam de muita capacitação para superar barreiras para ensinar este aluno, as práticas pedagógicas por vezes causa estranheza à comunidade escolar, porém, precisam ir além dos muros escolares ebuscar e superar as dificuldades encontradas no cotidiano escolar.

Palavras Chave: Aluno; Deficiência Intelectual; Segundo professor.


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem em seu foco a percepção dos professores sobre inclusão do deficiente intelectual no ensino regular e a importância do segundo professor.
As hipóteses pautam - se que as diferentes formas de compreensãosobre os conteúdos ministrados em sala de aula implicam nas dificuldades de aprendizagem dos alunos com necessidades especiais. Bem como se acredita que a desmotivação para o aprendizado, a falta de professores qualificados, materiais alternativos são fatores que podem influenciar nas dificuldades de aprendizagem desses alunos. Assim sendo o segundo professor é peça chave para ajudar este aluno,haja vista que encontra - se preparado com seus métodos e técnicas próprias para garantir o desenvolvimento da aprendizagem do educando especial.
Mediante tais pressupostos nasce o problema: como está acontecendo o processo de inclusão do aluno com deficiência intelectual no ensino regular das escolas municipais de Canoinhas?
A justificativa pauta-se que o estudo trata de algumas questõesrelevantes como a prática pedagógica utilizada pelos professores em sala de aula, de modo especifico, a verificação de quais instrumentos os professores utilizam para avaliar o seu aluno (a) com deficiência mental.
Para destacar os efeitos do meio sobre a autonomia da pessoa com deficiência. Assim, uma pessoa pode sentir-se discriminada em um ambiente que lhe impõe barreiras e que sódestaca a sua deficiência ou, ao contrário, ser acolhida, graças às transformações deste ambiente para atender às suas necessidades (BRASIL, 2007)
O estudo tem por finalidade tentar esclarecer o conceito, as causas, consequências e intervenção acerca da participação do professor na construção do conhecimento dos alunos com deficiência mental.
Objetivo geral foi verificar a percepção dos professoressobre os processos de inclusão do aluno com deficiência mental no ensino regular das escolas municipais de Canoinhas. Com relação aos objetivos específicos ficou assim delimitado: analisar da produção de autores em relação ao conceito, verificar a percepção sobre as metodologias de ensino que contribuem para o progresso da aprendizagem do aluno especial e ainda esclarecer estratégias para osprofessores trabalharem com esses alunos.
No referencial teórico fala-se sobre deficiência intelectual, abrange-se sobre a escola regular diante da deficiência mental e aborda-se sobre aporte dos autores sobre o segundo professor.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 O PAPEL DO SEGUNDO PROFESSOR COM ALUNOS ESPECIAIS

Pode-se considerar que existem um conjunto de fatores contribuintes para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inclusao digital para Deficientes Visual
  • A INCLUSÃO DO DEFICIÊNTE VISUAL NA ESCOLA
  • Inclusão de Deficiente Visual
  • Inclusão digital para deficientes visuais
  • A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NA SALA DE AULA
  • Inclusão do Deficiente Visual na Educação Infantil
  • A INCLUSÃO DO DEFICIENTE VISUAL NO CONTEXTO ESCOLAR
  • A importância da Família na inclusão do deficiente visual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!