A inclusão de crianças com sindrome de down na rede regular de ensino

Páginas: 13 (3202 palavras) Publicado: 25 de maio de 2013
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SINDROME DE DOWN NA REDE REGULAR DE ENSINO






Resumo: O presente artigo teve como objeto de estudo, a “Inclusão de Crianças com Síndrome de Down na rede regular de ensino”, procurando conhecer a Síndrome em seus aspectos, acolhimento, relação professor/aluno, preparo profissional e o olhar da sociedade. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográficaanalisando as opiniões de autores em relação a inclusão. Inclusão essa que é garantida por lei , mas há diversos critérios para que realmente aconteça e um deles é a aceitação e preparo dos profissionais da educação que são a base para uma verdadeira inclusão.

Palavras - chave: inclusão, síndrome de Down, educação.



Introdução

O desenvolvimento do cidadão e o progresso da sociedadedependem fundamentalmente da educação. Educação essa que é direito de todos e dever do Estado e da família de acordo com a nossa legislação.
Quando falamos de direito de todos, estamos nos referindo a todas as pessoas de cor, raça, religião, deficiência ou não, etc.
A inclusão é uma prática social que deve ser valorizada na escola. A fim de discutir este assunto, esta pesquisa aborda oacolhimento dos portadores de síndrome de Down na rede regular de ensino e a capacitação dos professores para os cuidados e educação com crianças com necessidades especiais na rede regular de ensino.
Sobre este tema é pertinente questionar; quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelos professores na pratica da inclusão das crianças com Síndrome de Down? Como tem ocorrido acapacitação dos professores da rede pública e particular? Quais são as estratégias utilizadas pelos professores?
Justifica-se o estudo desse assunto, pela importância que o tema inclusão de crianças com síndrome de Down vem ocupando no atual cenário da educação brasileira, nos debates entre educadores e na promoção de políticas públicas.
Portanto, o objetivo principal deste estudo foi entendercomo acontece o processo da inclusão, acolhimento e desenvolvimento do trabalho pedagógico com crianças que possuem a síndrome de Down, na rede regular de ensino.
Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizada pesquisas bibliográficas, consultando estudos de autores que abordam o tema e a legislação brasileira.
A temática da inclusão escolar tem sido amplamente discutida,pois, hoje se vê os benefícios que esse tipo de prática proporciona para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças ao serem inseridas no meio social que há pouco tempo nem se imaginaria possível.
A inclusão traz a idéia de igualdade de direitos e principalmente ao respeito às diferenças.
Toda criança tem o direito de freqüentar uma escola regular e aprender os conceitostrabalhados independente de suas necessidades especiais.
Hoje se tenta estabelecer as diferenças existentes entre os termos inclusão e integração, ou seja, entender se o termo inclusão é apenas um termo que está na moda, ou veio substituir a palavra integração.
É uma tarefa difícil a inclusão das crianças com Síndrome de Down em escolas regulares, pois é preciso que asinstituições ofereçam um trabalho pedagógico de qualidade, (independente de serem escolas publicas ou privadas), pois precisam estar preparadas para esse tipo de prática, oferecendo boas estruturas físicas, professores capacitados e principalmente elaborar um bom projeto político pedagógico para suprir as necessidades dessas crianças.
As crianças que sofrem de alguma deficiência, tal como aSíndrome de Down, precisam de apoio, atenção especial, acompanhamento médico e principalmente, serem respeitadas como cidadãos. Os portadores de Síndrome de Down devem ter acesso à educação e a todos os mecanismos que colaboram com seu aprendizado. É possível realizar com os alunos portadores de Síndrome de Down as mesmas atividades feitas com pessoas sem nenhum tipo de deficiência, basta adaptar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão de crianças com Síndrome de Down no Ensino Regular
  • A inclusão de crianças com Síndrome de Down no Ensino Regular
  • Inclusão de um aluno com síndrome de down na rede regular de ensino realidade ou utopia?
  • Inclusâo social: a criança com sindrome de down e a escola regular
  • A INCLUSÃO DO PORTADOR DE SÍNDROME DE DOWN NO ENSINO REGULAR
  • Inclusão da criança com Síndrome de Down
  • Inclusão de crianças com síndrome de down
  • A INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!