A inclusão de crianças com deficiência na rede regular estadual de são paulo: avanços x dificuldades.

Páginas: 6 (1485 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA REDE REGULAR ESTADUAL DE SÃO PAULO: AVANÇOS X DIFICULDADES.

Pré-Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pós Graduação a distância da Universidade Gama Filho, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina de Metodologia da Pesquisa e da Produção Científica no curso de Educação Especial Inclusiva.

1. Título

A inclusão decrianças com deficiência na rede regular estadual de São Paulo: Avanços X Dificuldades.

2. Tema

Educação Especial e Inclusão escolar.

3. Problema

Quais estratégias estão sendo utilizadas com sucesso e quais dificuldades ainda são enfrentadas para que os alunos com deficiência incluídos na rede regular estadual de São Paulo tenham garantia de acesso, permanência e sucessoem seu percurso escolar?

4. Justificativa da pesquisa

Os desafios que nos são propostos pela vida surgem sem se saber exatamente como, nem ao menos quando. Apenas surgem. O despertar para um novo desafio pode se dar em quaisquer circunstâncias. A verdade é que o despertar inicial para este trabalho, um grande desafio, surgiu durante uma tarde comum em mais uma sala de aula como outrastantas do Estado de São Paulo. Uma leve batida na porta, a recepção de mais uma nova aluna. Porém, mais que uma simples matrícula, aquele momento foi crucial e diferenciado, tornando-se um incentivo para a abordagem de um assunto atual, desafiador, mas ainda encarado com muitas dúvidas e receios: a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino.
Era preciso reflexão e ação.Era necessária a mudança. E, ainda partindo deste pressuposto, a experiência e a vida trouxeram outro desafio grandioso: auxiliar os envolvidos no fazer pedagógico de um modo geral a repensar o modelo de educação inclusiva na rede estadual de São Paulo.
Durante esta trajetória, pode-se perceber que, embora o direito da pessoa com deficiência à escolarização seja resguardado pela políticanacional de educação e oferecido, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, preferencialmente na rede regular de ensino, a perspectiva de Educação para Todos ainda é um grande desafio. Segundo Briant,

“A escola inclusiva refere-se a todos os alunos e quando pensamos na dialética exclusão/inclusão, não podemos perder de vista o contingente de crianças ejovens que apenas ESTÃO no ambiente escolar [...] Essa população não pode deixar de ser considerada quando pensamos em Educação inclusiva”. (BRIANT, 2008, p. 23)

Nesta perspectiva, este trabalho justifica-se no desejo de compreender o que é a Educação para Todos, como se dá o processo de inclusão nas escolas estaduais de ensino, quais seriam as estratégias já utilizadas e dificuldades queainda persistem na tentativa de garantir uma educação eficaz que “enseje o acesso e a permanência _ com êxito_ do aluno no ambiente escolar, que assuma a diversidade dos educandos, de modo a contemplar as suas necessidades e potencialidades”. (Parâmetros Curriculares Nacionais, 1999, p. 19).

5. Objetivos

5.1 Objetivo geral

Verificar e descrever o processo de inclusão de alunos comdeficiência na rede regular estadual de São Paulo.

5.2. Objetivos específicos

• Revisar, na literatura especializada, a historicidade da Educação Especial e Inclusiva no Brasil e qual a prática ideal do processo de inclusão escolar da pessoa com deficiência.
• Identificar dez escolas estaduais da Região de São Paulo que tenham alunos com deficiência recentemente incluídosna rede regular.
• Acompanhar a participação, desempenho e adaptação destes alunos no contexto escolar por três meses.
• Observar atitudes e comportamentos dos professores da rede regular com relação ao aluno incluído e seu processo de aprendizagem durante este período.
• Identificar quais foram os avanços e dificuldades obtidas durante o processo de inclusão destes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão de crianças com deficiência na escola regular
  • inclusão da criança com deficiencia na escola regular
  • A inclusão de alunos com deficiência nas aulas de educação física do ensino regular da rede estadual
  • A inclusão de crianças com sindrome de down na rede regular de ensino
  • O Papel do Pedagogo e a Inclusão da Criança com Deficiência na Rede Hospitalar
  • Projeto Inclusão Digital para Crianças Carentes de São Paulo
  • A escola regular x a inclusão
  • São Paulo e suas dificuldades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!