A inclusão de crianças com deficiência na escola regular

Páginas: 7 (1734 palavras) Publicado: 17 de maio de 2012
A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA REGULAR


Luciana Silva Bahia*

RESUMO


A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho é identificar se as escolas de ensino regular estãopreparadas para receber alunos com deficiência, esclarecer se a inclusão de crianças portadoras de deficiência faz diferença na aprendizagem e desenvolvimento dos mesmo e investigar que tipo de atividades são realizadas com alunos nas escolas de ensino regular.
Palavras-chave: Inclusão, Deficiência visual, Ensino regular.


INTRODUÇÃO


A palavra “inclusão” invadiu o discurso nacionalrecentemente, passando a ser usada amplamente, em diferentes contextos e mesmo com diferentes significados. Este fato, ao invés de favorecer a compreensão sobre o processo a que a palavra se refere, tem feito dela um simples modismo, uso muitas vezes superficial de um rótulo, vazio de significação social.
Durante muito tempo a deficiência foi vista como desvantagem natural da pessoa. Essa formade classificar a deficiência foi difundida, sobretudo, pela área biomédica, que dominou os estudos sobre deficiência e influenciou o pensamento da sociedade em geral. O livro “O que é deficiência?”, da antropóloga Débora Diniz traz uma provocação à essa compreensão biomédica da deficiência como desvantagem biológica. Apresentando outra visão, a autora mostra que a deficiência é um conceitocomplexo que, além de reconhecer a lesão corporal, denuncia a estrutura que exclui essas pessoas do convívio social.
___________________________________________________________________
* Graduanda do 7° semestre em Pedagogia Plena pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia


DESENVOLVIMENTO

A escola é um canal de mudança, portanto a inclusão de crianças com deficiência visual na rede regularde ensino pode ser um começo para outras transformações não somente de pensamentos mas também de atitudes.
A palavra incluir significa abranger, compreender, somar e é nisso que deve se pensar quando se fala em inclusão de pessoas com deficiência, é trazer para perto, dar a ela o direito de ter as mesmas experiências, é aceitar o diferente e também aprender com ele. É importante se discutir esseassunto, pois a inclusão é um direito garantido por lei a todas as pessoas com algum tipo de deficiente e incluir crianças deficientes, pois, mais do que cumprir uma lei é permitir que ela se insira na sociedade em que mais tarde precisará conviver, é não deixá-la alienada e despreparada para uma realidade que também é sua.
A Constituição Brasileira de 1988 garante o acesso ao Ensino FundamentalRegular a todas as crianças e adolescentes, sem exceção, além disso devem receber atendimento especializado complementar de preferência dentro da escola.
A inclusão ganhou reforços com a LDB (Lei de Diretrizes de Bases da educação Nacional) de 1996 e com a Convenção da Guatemala, de 2001. Sendo assim manter crianças com algum tipo de deficiência fora do ensino regular é considerado exclusão, ecrime.
O principal motivo das crianças irem para escola, é que vão encontrar um espaço democrático, onde poderão compartilhar o conhecimento e a experiência com o diferente. A inclusão faz parte de um grande movimento pela melhoria do ensino, e o primeiro passo pra que isso de fato aconteça é olhando a educação com outros olhos. É preciso entender que a inclusão não é apenas para criançasdeficientes, mas para todos os excluídos ou descriminados, para as minorias. O atendimento educacional especializado deve ser visto apenas como um complemento da escolarização e não um substituto. Quando se pensa que tipo de benefícios à inclusão pode gerar, surge sempre aquele pensamento de que as pessoas com deficiência têm mais chances de se desenvolve, mas na verdade todos ganham com a inclusão,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • inclusão da criança com deficiencia na escola regular
  • INCLUSÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA NA ESCOLA
  • A inclusão de pessoas com deficiência na escola regular
  • A inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares
  • INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR
  • A inclusão da criança autista em escola regulares
  • O Ensino e a inclusão da criança com deficiência na escola.
  • INCLUSÃO DOS ALUNOS SURDOS ENTRE OUTRAS DEFICIÊNCIAS NAS ESCOLAS REGULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!