A imutabilidade de deus -sermão

Páginas: 12 (2764 palavras) Publicado: 21 de julho de 2012
Texto: Tg 1.17


Exórdio


Cheguei a este seminário no em Fevereiro de 2003. E muitos colegas diziam que eu estava na UPA porque era um adolescente, e hoje já faço parte de outra sociedade.
Lembro-me quando ouvi os primeiros sermões de prova, assentado assim como você, esta manhã. Eu sempre me questionava: será que vou dar conta de escrever um sermão e prega-lo nestesalão? A propósito o salão de culto não tinha esta mesma forma, o púlpito era de frente para a porta. Todas as turmas tinham uma lista de chamada no momento do Sermão de Prova.
Por que não falar também das construções?. Os prédios do meio e das atuais salas de aula não estavam prontos e nós tínhamos aula no prédio onde estamos, a administração do Seminário era onde funciona a garagem dosprofessores. A portaria, o jardim, os bancos, nada disto existia.
Meus dois primeiros anos de seminário morei no alojamento. Já no meu terceiro ano tive a experiência de morar numa república com mais quatro colegas, dentre os quais eu era o mais ajuizado é claro...
Vi três turmas se formarem e vi três novas turmas chegarem. Também vi cinco colegas da minha turma saindo do seminário pelosmais variados motivos. Conheci pessoas legais e fiz amigos com os quais já briguei, pedi perdão, ri e desabafei.
Há colegas que chegaram namorando e outros até noivos e hoje estão solteiros ou se relacionando com outras pessoas. Há também aqueles que a cada férias de fim de ano trazia a notícia: “minha esposa está grávida”!
Pois é queridos, muitas coisas mudaram nestes quasequatro anos que estou neste seminário. E esta é só uma esfera de minha vida que mudou. Quantos outros acontecimentos eu e você poderíamos relar de que testificam mudanças em nossas vidas e há coisas que ainda vão mudar, de seminaristas passaremos há ser pastores! Mudanças que são boas e mudanças que são ruins acontecem em nossas vidas.


Narrativa


Pensando em todas essamudanças olhamos para este texto das escrituras e visualizamos que o nosso Deus não muda e que não precisa mudar, pois ele é perfeito em sua natureza.
Ao analisarmos o texto de Tiago iremos perceber que trata do caráter de Deus como imutável. Ele escreve esta carta para os todos os judeus crentes. Quando se refere no cap. 1.1 “às doze tribos que se encontram na dispersão” não se refere aos judeus“como raça, mas aos judeus cristãos”[1], e especialmente àqueles que estavam fora da região da Palestina (Mc 1.27).[2]
Vemos no início do capítulo primeiro que estes judeus estavam passando por lutas, provações e tentações, pois dentre os quatro assuntos introdutórios da carta estão relacionados a este tema.Tiago queria dar uma resposta a esta questão com objetivo de mostra-lhes uma boaconduta cristã diante de tais situações e assim tratar de assuntos poderiam ameaçar a integridade da fé de seus leitores levando-os a um amadurecimento na fé e firmeza diante das adversidades .
Tiago mostra proveito nas provações, pois o fm delas é a aprovação de Deus (Tg 1.12-15). Contudo ele dá uma resposta àqueles que atribuíram a Deus ser o tentador, aquele responsável por suas quedas efracassos. E para isso é importante ressaltar que Deus nos prova com o fim de nos testar e não nos tenta pois a tentação visa nos levar aos pecado. Então ele mostra que a culpa do pecado é a própria cobiça do homem v.14,15 e vai mostrar que Deus não pode nos tentar com base no caráter do Eterno.
Tiago faz referencia que Deus em seu ser, não pode ser tentado pelo mal, a palavra usada aquié apeirasto que é um adjetivo verbal que significa “incapaz de ser tentado”. A conclusão lógica que tiramos é: Deus não tenta porque não pode ser tentado.
Então para reforçar sua idéia a respeito do caráter de Deus; Tiago diz no v.17 que de Deus só vem perfeição e dádivas. Contudo ainda mostra que também há outra característica em seu ser que não permite que esta realidade mude, a sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A imutabilidade de Deus
  • SERMÃO DE DEUS
  • Deus sermao
  • Sermão passos para deus
  • Sermão Moradas de Deus
  • Sermão Relacionando-se com Deus
  • sermão
  • UM PALÁCIO PARA DEUS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!