A improtânci da avaliação para os alunos portadores de necessidades educacionais especiais

Páginas: 12 (2863 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO PARA OS ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS







Isa Aparecida da Silva


RA 31110998










RESUMO: a educação passou por inúmeras mudanças para adaptar-se a sociedade que evolui em grande velocidade. Nesta evolução a avaliação é um dos principais quesitos a serem ressaltados, pois ela demonstra que todos podem aprenderindependente da necessidade educacional especial que o aluno possua ou não. A partir deste argumento o estudo da avaliação e suas mudanças nos diversos sistemas de ensino e sua influência para os alunos portadores de necessidades educacionais especiais tornou-se objeto de estudo neste artigo.


PALAVRAS-CHAVE: Avaliação. Ensino e Aprendizagem. Necessidades Educacionais Especiais.Introdução





A Educação é um sistema que possui na avaliação um parâmetro importante para a continuidade do trabalho em sala de aula. Historicamente não foi sempre assim, pois não se entendia avaliação como um processo, mas como um momento que determinava quem era bom e passaria de ano ou quem era ruim e não teria chances na escola.


Felizmente hoje ganhou umaimportância no processo de ensino-aprendizagem que auxilia – e muito – o trabalho do professor, que pode refletir sobre o trabalho e planejar a melhor estratégia para que o aluno conquiste sua autonomia para construção do conhecimento. Esta mudança abre a possibilidade de que a Inclusão possa acontecer na Educação, pois a mudança na concepção e no modo de se avaliar possibilita que os portadores denecessidades educacionais especiais tenham uma condição diferenciada, já que o processo vê o aluno em sua individualidade e potencialidade. Mas para que isso acontecesse a avaliação já passou por muitas modificações em sua estrutura que influenciam inclusive a metodologia trabalhada atualmente.


O processo diagnóstico de avaliação constitui um conjunto de procedimentos para a compreensão eanálise dos “avanços e das dificuldades do aluno para progredir na sua aprendizagem” (SÃO PAULO, 2001, p.27).


A avaliação era um momento específico dentro do processo, em que o aluno realizava uma prova e a partir desta era considerado apto – ou não – para a continuidade dos estudos.


Com isso muitos alunos começavam a estudar e poucos terminavam, seja pela retenção, seja pelafalta de recursos de seus pais para garantirem seu sustento e seus estudos.


Segundo Capellini e Rodrigues (2010, p. 22) a avaliação tornou-se sinônimo de medição, reprovação, sanção, classificação, restringindo o registro, pelo professor, do desempenho dos alunos e traduzindo os seus resultados em pontos ou notas. Ao considerar uma pessoa apta ou não, desprezando outras variáveis docontexto, em especial as escolares, que condicionam seu desempenho, a avaliação tem fomentado o individualismo, o egoísmo e a discriminação social.






As mudanças nos sistemas de ensino e suas influências na avaliação





Vemos que os procedimentos da avaliação de cem anos atrás, pela tradição, continuaram a ser adotados neste século sem nenhuma crítica na educação demassa. Isto tornou a nossa educação muito ineficiente, gerando um ensino de baixa qualidade e prejudicando a maioria dos estudantes (WILBRINK, 1997, p.17).


Para “solucionar” este problema foi instituída a Progressão Continuada, em que o aluno era avaliado dentro de um ciclo de dois ou três anos, tornando sua permanência na escola maior e a avaliação um processo que culminava numa prova,que não era única, mas ainda tinha grande influência dentro deste processo.


Hoffmann (1993, p. 15), descreve uma situação que forçou a mudança para a Progressão Continuada:


“... A maioria das escolas públicas apresenta o mesmo panorama: muitas turmas, de muitas crianças, nas primeiras séries do Ensino Fundamental; turmas únicas, de poucos alunos, nas 8ªs...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Amparo legal para alunos portadores necessidades especiais
  • Alunos com Necessidade Educacionais especiais
  • Inclusão educacional de portadores de necessidades especiais
  • Inclusão escolar do aluno portador de necessidades educacionais especiais no contexto do ensino regular
  • INCLUSÃO E OS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
  • A Avaliação Educacional dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais de Caráter Cognitivo-Motor
  • Resumo do Livro: Inclusão e Avaliação na Escola: de alunos com necessidades educacionais especiais
  • A avaliação dos alunos com necessidade educacionais especiais (nees): na escola pioneira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!