A impotância de uma prática pedagógica lúdica na ed.infantil

7284 palavras 30 páginas
A importância de uma prática pedagógica lúdica na educação infantil

Introdução
A presente pesquisa monográfica tem por finalidade conscientizar o educador de que os problemas referentes à educação infantil podem estar relacionados aos métodos de ensino e a solução pode ser uma prática lúdica e prazerosa.
Observa-se que os docentes, atualmente necessitam da utilização do lúdico na educação infantil, pois ao apartar o espaço adulto do infantil, e ao diferenciar o exercício da brincadeira, encontra-se a importância da criança que brinca e joga para a construção da sua conduta.
A decorrência do lúdico começou a ser investigada por renomes que evidenciaram que ela está elencada a metacomunicação, ou seja, a probabilidade da criança entender o pensamento e a linguagem do outro. O brincar e jogar relaciona-se com a cognição e o seu potencial para interferir no desenvolvimento infantil podendo ser considerado um instrumento para a construção do conhecimento do aluno.
A escola deve ser facilitadora da construção da aprendizagem através de atividades lúdicas favorecedoras do processo de aquisição de autonomia de aprendizagem. Entretanto, o saber escolar deve ser valorizado pela sociedade para que a cognição dos educandos seja construída através de um aspecto dinâmico e criativo por meio de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade.
O professor deve usar desses recursos pedagógicos para inserir conteúdos no seu plano de aula em momentos oportunos, para que as crianças possam desenvolver o seu raciocínio e construir o seu conhecimento de forma descontraída.
As atividades lúdicas facilitam tanto o progresso de sua personalidade integral da criança como, como o avanço de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais.
A escola deve partir de exercícios e brincadeiras simples para incentivar a motricidade e as habilidades normais da criança em um período de adaptação para, depois, gradativamente complicá-los um pouco possibilitando um melhor

Relacionados