A IMPORTÃNCIA DA CONTABILIDADE PARA A ADMINISTRAÇÃO

5756 palavras 24 páginas
Sumário

1 INTRODUÇÃO

No contexto mundial atual, o mundo corporativo exige de seus gestores o conhecimento prévio do mercado em que atuam, o conhecimento ambiental, tanto no micro, quanto no macro ambiente, remonta a concepção de que a informação é um dos itens mais valiosos que se pode possuir, informação é algo inquestionável. Desta forma, a Contabilidade destaca-se como uma ferramenta baseada em teorias e práticas para auxílio ao administrador de empresas, auxiliando o mesmo a tomar decisões, sejam elas referentes a objetivos a serem alcançados, ou mesmo o posicionamento no mercado, permitindo a este diagnosticar o andamento das vendas, a situação do caixa, qual é a carga tributária, quais os custos fixos e variáveis, quais os gastos que podem ser reduzidos ou até eliminados, e a partir destes dados tomar as decisões necessárias para a contínua melhoria dos processos.
A utilização correta deste instrumento, a contabilidade, permite apoiar as decisões de planejamento, organização, direção e controle, além da ação corretiva, dentro de uma organização, o que permite uma maior competitividade. Quanto mais os administradores souberem sobre contabilidade, mais estarão capacitados para tomar decisões de planejamento e controle dentro de uma organização. (SALAZAR, 2004).
De acordo com esta visão, administração e contabilidade se completam, sendo que a segunda permite a sua antecessor, proporcionar ao administrador uma visão geral da organização, permitindo a este efetuar ligações entre os diversos sistemas e áreas funcionais, tais como marketing, Recursos Humanos, pesquisa e desenvolvimento, produção e finanças.
Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo primordial, evidenciar a importância da contabilidade como ferramenta para o processo de gestão e sua estreita relação com as principais funções operacionais administrativas, faz-se ainda um breve relato sobre os principais relatórios os quais o administrador mais se vale no cotidiano

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • Sistema De Apoio A Decis O
    3864 palavras | 16 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • Coleção_Sinopses_v
    157861 palavras | 632 páginas