A importânica de novos recursos informacionais em sala de aula para o desenvolvimento das competências

5909 palavras 24 páginas
A importânica de novos recursos informacionais em sala de aula para o desenvolvimento das competências1
Por Alan Meireles da Mota2

RESUMO

Este artigo discute a importância da utilização de recursos tecnológicos e informacionais em sala de aula, a necessidade da auto avaliação da postura docente na educação do Século XXI, cenário repleto de construção colaborativa do conhecimento e dinamismo na disseminação da informação. Aborda o conceito de competência além de capacidade e aptidão para realização de tarefas. A relevância do desenvolvimento das competências informacionais nas pesquisas escolares e o papel integrado de professores e bibliotecários como agentes educadores durante o processo de ensino-aprendizagem.

PALAVRAS-CHAVE

Competência, Competência Informacional, Tecnologia na Educação, Informação,
Docência, Biblioteconomia.

1

Este artigo apresenta alguns dos elementos estudados na Disciplina Prática de Ensino I e II e foi apresentado ao final da disciplina ministrada pelo Prof. Msc. Enzo de Oliveira Moreira.
2
Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas-UFAM e finalista do curso Formação
Pedagógico para Formadores da Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.

2

1. INTRODUÇÃO

Constantes mudanças no cenário global e na forma como as pessoas se relacionam em sociedade trazem reflexos imediatos na Educação. Refletir sobre temas como Tecnologias na Educação e Competências requer não somente embasamento teórico como análise da realidade onde o educador atua. Há uma quebra dos paradigmas necessária para abandonar práticas pedagógicas que não beneficiam o aluno, deve-se dar significado às coisas.

Após 1 ano de estudo e de pesquisas realizadas por meio das disciplinas
Práticas de Ensino I e II, há considerações a fazer. A nova geração de alunos têm muito mais acesso a informação e por vezes sabe mais que os docentes sobre certas tecnologias.

Percebe-se que há

Relacionados

  • ambiente alfabetizador
    10571 palavras | 43 páginas
  • Contabilidade
    19076 palavras | 77 páginas