A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA E ECONÔMICA DAS BRIÓFITAS

430 palavras 2 páginas
Introdução

As briófitas são pequenas plantas criptogâmicas e avasculares, folhosas ou achatadas, que vivem em locais úmidos. São o segundo maior grupo de plantas terrestres, depois das plantas superiores, e compreendem cerca de 14 mil espécies conhecidas. Dividem-se em três grupos: musgos, hepáticas e antóceros. Em muitos aspectos, as briófitas são uma transição entre algas verdes carófitas e as plantas avasculares.
Essas plantas possuem alternância de gerações bem definida. A geração duradoura é o gametófito, cujos gametas possuem, à sua volta, estruturas multicelulares protetoras. Porém, um vestígio de seus ancestrais ainda persiste: o anterozoide (gameta masculino) precisa nadar em meio aquoso para alcançar a oosfera (gameta feminino).
Estudos revelam que as briófitas podem ser muito úteis ao homem. Além de produzirem substâncias biologicamente ativas, que podem ser usadas como fonte de antibióticos, elas servem para controlar a erosão do solo, conter inundações, indicar a presença de poluentes e depósitos minerais, e como combustíveis e adubo.

Importância Ecológica

As briófitas têm um papel muito importante e diversificado no ambiente. São muito úteis para evitar o desbarrancamento devido ao entrelaçamento dos seus rizoides que protegem o solo.
Também são responsáveis por decomporem as rochas sobre as quais estão fixadas. São também indicadoras de poluição do ambiente, pois quando o mesmo está poluído elas morrem, indicando que o ambiente está poluído. Evitam a erosão e amenizam inundações, já que possuem a capacidade de absorver uma grande quantidade de água, criando um tipo deposito. Estão sendo utilizadas para a análise da poluição e para verificação da qualidade do solo. Também são utilizadas para fins medicinais, pois produzem certas substâncias que servem como antibióticos, dentre outros remédios. Por fim, servem de alimento para mamíferos, peixes e pássaros. Portanto, são muito importantes também para a cadeia alimentar.
Importância

Relacionados