A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA CONSERVAÇÃO DO SOLO

1388 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA CONSERVAÇÃO do solo

RESUMO
Nas últimas décadas, as sociedades e os governos mundiais enfrentam em conjunto um dos maiores problemas socioeconômico, que é a degradação ambiental, reflexo do crescimento populacional e industrial. A fauna e a flora apresentam um quadro de extinção que pode ser classificado como assustador. Os principais recursos naturais, que são o solo, a água e o ar, cada vez mais perdem suas qualidades e por consequência, o homem também perde qualidade de vida. O objetivo deste paper buscou evidenciar a importância dos sistemas agroflorestais na conservação do solo e conclui-se que eles são importantes e oferecem vantagens significativas.

Palavras-chave: Meio ambiente. Sistemas florestais. Conservação do solo.

1 INTRODUÇÃO

O crescimento industrial é responsável pelos problemas ambientais relacionados à poluição do ar, da água, degradação dos recursos naturais, fauna, flora, assoreamento, desmatamento, aquecimento global e também por danos à saúde do homem e redução da qualidade de vida.
Movimentos, encontros e eventos diversos reúnem países e pessoas de todas as nações para discutir os danos ambientais e seus impactos, é um chamado mundial de conscientização acerca da necessidade de preservar, recuperar e manter os recursos naturais. Ao lado da água e do ar, o solo é um dos elementos que compõem o meio ambiente natural. O solo explorado sem práticas de sustentabilidade causa a sua erosão, seu desgaste, sua degradação geral.
O foco de pesquisa deste paper é a ‘Importância do sistema agroflorestal para a conservação do solo’ e tem como objetivo verificar as suas contribuições para a recuperação, preservação ou manutenção da qualidade da terra.
De acordo com Medrado (2000) os Sistemas Agroflorestais (SAF) são técnicas sustentáveis e alternativas para o uso da terra unindo as espécies florestais com culturas agrícolas, atividades pecuárias ou ambas.
Para o desenvolvimento deste

Relacionados