A importância dos grupos de psicologia para a promoção de resiliência na terceira idade: uma abordagem gerontodramática.

3848 palavras 16 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO UNISALESIANO Auxilium de LINS

A IMPORTÂNCIA DOS GRUPOS DE PSICOLOGIA PARA A PROMOÇÃO DE RESILIÊNCIA NA TERCEIRA IDADE: UMA ABORDAGEM GERONTODRAMÁTICA.

THE IMPORTANCE OF PSICOLOGY GROUPS FOR THE PROMOTION OF RESILIENCE IN THE THIRD AGE: A PSYCHODRAMATIC FOR ELDERLIES APPROACH.

Luciana Marise de Araujo Vicente-lucianamarise@ig.com.br
Rita de Cássia Soares Pires-belaelanor@gmail.com
Profª. Ms. Ana Elisa de S. Barbosa de Carvalho-psicologia@unisalesiano.edu.br

RESUMO

Em 2009 foi realizado um trabalho de terapia em grupo por estagiárias do segundo ano de Psicologia para idosos participantes de um projeto de prevenção secundária em saúde implantado pela Assistência Médica e Hospitalar São Lucas, em Lins/SP. Foram realizadas 35 sessões em que se trabalhou atividades relacionadas ao Gerontodrama, técnica de atendimento grupal para terceira idade, adaptada do Psicodrama de Jacob Levy Moreno (COSTA, 1998, p. 55 e 56). Através de dinâmicas de grupo procurou-se trabalhar a auto-estima, auto-eficácia, espontaneidade e perda de papéis ocorridos no processo do envelhecimento; o ageísmo presente na família/sociedade, que retira do idoso a crença em sua capacidade de superação e manutenção de uma vida saudável, independente das mudanças próprias que ocorrem neste período. Na medida em que se investiu no resgate dos fatores de proteção emergiu nos idosos a resiliência. Foram percebidos no início do grupo sentimentos de inferioridade, baixa auto-estima e comportamentos depressivos advindos de conflitos familiares, que evoluíram para uma postura mais resiliente ao final do grupo, com relatos dos próprios idosos elucidando a satisfação com sua nova forma de encarar a própria vida. Este trabalho mantém-se com os mesmos objetivos em 2010 devido a sua importância na promoção de melhor qualidade de vida aos idosos, diante da longevidade estaticamente comprovada em nossa sociedade (COUTO, KOLLER & NOVO 2006, p. 315).

PALAVRAS-CHAVE:

Relacionados