A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS NA INFÂNCIA

3570 palavras 15 páginas
A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS NA INFÂNCIA
POR: MÁRCIA R. P. DUTRA

I. INTRODUÇÃO

Atualmente, os brasileiros enfrentam crescente aparecimento de doenças crônicas degenerativas por conta de um estilo de vida desequilibrado. Entretanto, uma alternativa expressiva no combate as doenças e que vem conquistando espaço são os alimentos funcionais. Com nutrientes capazes de fornecer além da nutrição básica, os alimentos funcionais têm desempenho terapêutico específico à saúde.
Alimento funcional é definido pela Secretaria de Vigilância Sanitária, do Ministério da Saúde (MS), como sendo: “aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica” (Portaria 398, RDC 18/99). Os alimentos funcionais são alimentos com propriedades funcionais naturais ou enriquecidos com aditivos alimentares, alguns exemplos de aditivos alimentares são os minerais, vitaminas, dietéticos, ômega 3, carboidratos, culturas bacterianas e fibras como probióticos e prebióticos.
Estes alimentos fazem parte de uma nova concepção lançada pelo Japão na década de 80, através de um programa de governo, que tinha como objetivo desenvolver alimentos saudáveis para uma população que envelhecia e apresentava uma grande expectativa de vida.
A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida. As pessoas frequentemente mostram sintomas de cansaço, depressão e irritação ou mais comumente uma forma de estresse. Por isso recomenda-se o aumento do consumo de alimentos funcionais como medida preventiva para reduzir os riscos de diversas doenças crônico-degenerativas. A Yakult (fundada no Japão) foi primeira empresa a lançar no Brasil em 1968, um produto com alegação funcional .
Antigamente as pessoas comiam apenas para sobreviver, o alimento era visto como fonte de

Relacionados

  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas