A IMPORTÂNCIA DO USUÁRIO NO DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES EM BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS

4439 palavras 18 páginas
A IMPORTÂNCIA DO USUÁRIO NO DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES EM
BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS1

Joelson Ramos Eduvirges*

Resumo
O artigo aborda sobre a importância do usuário no processo de Desenvolvimento de Coleções em Bibliotecas
Universitárias, analisando a sua participação no inicio até o final do processo. Apontando de início como ocorre o desenvolvimento de coleções em bibliotecas desde o estudo da comunidade até ao desbastamento. Coloca-se a importância das bibliotecas universitárias desenvolverem uma política de seleção bem definida e flexível de acordo com as necessidades da biblioteca e dos usuários e ao final elaborar uma avaliação do acervo para analisar os objetivos pretendidos. A metodologia de pesquisa utilizada no artigo foi à bibliográfica, onde constatou a abordagem do assunto de diversos autores por meio de livros e artigos científicos. Analisa-se o papel importante que o bibliotecário possui no processo de seleção e avaliação de materiais junto com uma comissão responsável. O usuário contribui no processo através da seleção de materiais, por meio de doações voluntárias, depósitos de trabalhos acadêmicos na biblioteca e na avaliação do acervo. Por isso conclui-se que a participação do usuário no desenvolvimento de coleções é fundamental para o planejamento dessa atividade.
Com isso espera-se que biblioteca universitária se torne um ambiente de informação democrático, onde todos possam ter acesso à informação desejada para leituras, pesquisa, extensão e lazer.

Palavras-chaves: Papel do usuário. Desenvolvimento de coleções. Seleção de materiais. Avaliação do acervo. 1

Artigo apresentado como requisito final para aprovação da disciplina Estudo de Usuário
*Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. joelsom-ramos@hotmail.com

2

1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento de coleções é um processo que ocorre em todas as bibliotecas, é o momento em que a biblioteca utiliza meios para formar seu acervo. Em

Relacionados