A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE MARÍTIMO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

944 palavras 4 páginas
A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE MARÍTIMO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO

15 de novembro de 2011 Márcio Rogério Silveira Deixe um comentário Go to comments
Nelson Fernandes Felipe Junior
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente/SP.

O sistema de transportes e, em especial, o hidroviário marítimo é, por um lado, um reflexo da economia regional/nacional e, por outro, um fator que impulsiona o desenvolvimento. Além disso, o modal é imprescindível para a circulação das mercadorias e para o ganho de escala, sobretudo, internacional. O transporte marítimo é essencial para as importações e exportações brasileiras, gera repercussões macroeconômicas positivas e acelera a reprodução do capital.
O setor marítimo contribui com o processo de internacionalização da economia brasileira, bem como reflete o aprimoramento da logística e as novas lógicas organizacionais e operacionais do setor. Os portos são “nós” do escoamento de mercadorias e fundamentais para a economia nacional. O sistema marítimo assegura a articulação inter-regional, os fluxos e as redes no espaço, a intermediação entre produtor e mercado, assim como a satisfação das demandas econômicas, sociais (consumo) e corporativas.
O transporte marítimo apresentou crescimento de 130% nos últimos trinta anos e, atualmente, representa 80% do comércio global. Este modal se caracteriza pela relação entre a natureza (mar/oceano) e os sistemas de movimento, visto que ambos são imprescindíveis para o escoamento de mercadorias.
A dinâmica do transporte marítimo (cabotagem e longo curso) potencializa o desenvolvimento econômico, permite o suprimento da cadeia de fornecimentos (caso, por exemplo, do transporte de petróleo e derivados do Estado de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro para outras regiões brasileiras), fomenta a produção agropecuária e industrial, a extração de minérios e gera empregos e renda à população.
O sistema marítimo brasileiro é

Relacionados