A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

1261 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

INTRODUÇÃO

Quando estamos construindo o Projeto Político Pedagógico - PPP necessitamos realizar um estudo detalhado sobre os aspectos que envolvem toda a escola, desde a comunidade em torno como a realidade das famílias que compõem a cliente-la da escola.
Temos que ter em mente qual a maneira que projeto político pedagógico pode contribuir e influenciar em novas práticas pedagógicas no ambiente escolar, onde em conjunto com a equipe da instituição de ensino, prever as ações e suas implicações na melhoria do ensino.
Os temas abordados neste trabalho visa demonstrar como deve ser desenvolvido o PPP para que o mesmo sejauma peça fundamental no planejamento escolar e elemento indispensável para uma gestão democrática e autônoma.

DESENVOLVIMENTO

Qual a importância do PPP para um estabelecimento de ensino? Qual seu verdadeiro significado? Quais as implicações que um PPP tem para o desenvolvimento dos educandos e aprimoramento dos educadores?
Segundo Vasconcellos o PPP:

Pode ser entendido como a sistematização, nunca definida, de um processo de Planejamento Par­ticipativo, que se aperfeiçoa e se concretiza na caminhada, que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar. É um instrumento teórico-metodológico para a intervenção e mu­dança da realidade.(Vasconcellos, 2005, p.169)
Na educação, geralmente, há uma grande discussão sobre política e que este é um pressuposto de que o lado político se dá a partir de um ato humano, em outras palavras, toda e qualquer ação tem em vista uma atuação política e que as decisões são tomadas dentro de uma coletividade, na qual se torna em si um ato democrático.
A escola se tornou um espaço social e democrático, onde o mesmo é composto por alunos e seus respectivos familiares, docentes, funcionários e os demais membros da comunidade sempre apresentando sugestões de ações que são

Relacionados