A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE AULA E DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO

642 palavras 3 páginas
a importância do plano de aula e do planejamento na educação

Tendo em vista a importância do planejamento diário para o professor, é de fundamental importância que se tenha em mão o plano de ensino, com os conteúdos propostos a serem trabalhados em cada etapa de forma interdisciplinar baseando-se nos PCNs.
Segundo Valeria de Souza Penteapo:
“Plano de curso, plano de ensino ou plano de aula, que planejamento é esse?, é uma reflexão sobre o mau planejamento e a falta de discernimento entre os profissionais da área da educação. Neste texto há um esclarecimento a respeito do assunto abordado, das dificuldades entre os professores e o sistema educacional, com relação as formas de planejar.

O planejamento deve ser coletivo ou participativo como um dos possíveis paliativos para a problemática do planejamento para que seja suprida a fragmentação.
É necessário que se estabeleçam objetivos para um bem comum e para que princípios sejam atingidos com muito sucesso.
Qual será mesmo a diferença entre planejamento e plano de aula?
Bom, o plano de aula se refere à um mês ou um dia de aula. Ele envolverá o tema (vem da subdivisão do eixo temático) o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos para aquela aula, procedimentos, os recursos, as atividades e a avaliação. Já o planejamento na área da pedagogia é feito a longo prazo, contendo os temas ou eixos temáticos que serão trabalhados com os desdobramentos desses, as metodologias ou procedimentos, os objetivos, os recursos que serão disponibilizados, a avaliação em linhas gerais. O planejamento é o processo de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação, visando à concentração de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.
Planejar, em sentido amplo, é um processo que “visa dar respostas a um problema” considerando as condições do

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas