A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO. PLANEJAMENTO: FERRAMENTA DE TRABALHO INDISPENSÁVEL DE UM PROFESSOR.

712 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO.
PLANEJAMENTO: FERRAMENTA DE TRABALHO INDISPENSÁVEL DE UM PROFESSOR.

Em nosso cotidiano estamos sempre planejando, seja, desde uma tarefa simples até a mais complexa, mas sempre com o mesmo objetivo de alcançar bons resultados. Pode ser uma festa, uma viagem, ou até mesmo a realização de um sonho, por isso que o ato de planejar faz parte da nossa história, pois se tornou uma necessidade em qualquer atividade realizada pelo homem. Quanto mais importante ou complexa for a situação, desde a resolução de um problema até a uma satisfação pessoal mais aumenta a necessidade de planejamento.

Então para um professor que tem como objetivo transformar a sua própria vida ou a de um aluno tem no planejamento uma ferramenta indispensável para melhorar a sua prática pedagógica, pois é como um roteiro, mas não algo a ser seguido como uma única ordem, uma única opção, um único caminho, mas com possibilidades de mudanças conforme necessidades na busca de novo significado e aprendizado. Ou seja, flexível, permitindo o professor revisar, repensar e alterar quantas vezes forem necessárias para se adaptar as expectativas dos alunos.

O planejamento é uma ferramenta importante, fundamental e indispensável na organização do trabalho pedagógico. Através dele, o professor supri sua necessidade de conhecer e compreender a realidade de seus alunos pra conseguir intervir e lecionar proporcionando uma aprendizagem significativa.

Para Oliveira (2007 p. 21), “planejar é pensar sobre aquilo que existe, sobre o que se quer alcançar, com que meios se pretende agir”. Ou seja: ele é crucial quando se tem propósitos a serem atingidos, pois quando se planeja, se estuda, organiza e coordena ações e atitudes para se realizar atividades com o intuito de se alcançar objetivos.
No caso da educação, o planejamento integra e envolve professor e aluno possibilitando assim um aprendizado maior

Relacionados