A IMPORTÂNCIA DO PET-SAÚDE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

835 palavras 4 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PET-SAÚDE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA E ATUAÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO

BRUNO CAMPÊLO DE ANDRADE, Universidade Ceuma, bruno-campelo@hotmail.com
ELANE CARVALHO DE OLIVEIRA, Universidade Ceuma, elanecarvalho1987@hotmail.com
GABRIELA SELLEN LIMA CAMPOS, Universidade Ceuma, gabrielasellen@gmail.com
YURI LOPES NASSAR, Universidade Ceuma, yuriln@hotmail.com IOLANDA MARGARETE DE ARAÚJO RÊGO, Universidade Ceuma, iolandamargarete@yahoo.com.br
PALAVRAS-CHAVE: Pet-Saúde; Formação Acadêmica; Mercado de Trabalho;
INTRODUÇÃO
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 421, de 03 de março de 2010. Tem como objetivo geral de promover a formação de grupos de aprendizagem tutorial com ênfase na Estratégia Sáude da Família. É uma ferramenta para qualificação em serviço para os estudantes e futuros profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e vivências dirigidos aos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde, de acordo com as necessidades do SUS, como panorama a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas instituições de ensino. (HADDADL et al, 2009)
Esse projeto estimula a integração entre ensino, serviço e comunidade, tendo como princípio a interação com o cotidiano para a formação de profissionais reflexivos aos princípios do SUS, e sensíveis as necessidades dos serviços de saúde e da população. Assim como, contribuir para a inserção do mesmo no mercado de trabalho. (MORAIS et al, 2012)
Para a formação de um profissional de saúde crítico, reflexivo, sensível, pró-ativo, preparado para atuar em equipe e no mercado de trabalho, são exigidas experiências de ensino e aprendizagem diferenciadas que são ofertadas pelo programa. (SOUZA et al, 2010)
Portanto, o PET-Saúde proporciona aos acadêmicos da área de saúde uma aprendizagem além da sala de aula, pois possibilita experiências que fornecerão um conhecimento diferenciado exigido

Relacionados