A IMPORTÂNCIA DO PAJÉ NAS TRIBOS

367 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PAJÉ

Pajé é uma palavra de origem tupi-guarani utilizada para denominar a figura do conselheiro, curandeiro, feiticeiro e intermediário espiritual de uma comunidade indígena.
O pajé é considerado uma das figuras mais importantes dentro das tribos indígenas brasileiras. De acordo com as tradições típicas desses povos, o pajé é predominantemente um ancião dotado de poderes sobrenaturais, com a capacidade de prever o futuro, expulsar espíritos malignos e doenças das tribos.

O pajé também possui a função de líder espiritual da tribo. Ele conhece os meios de entrar em contato com os espíritos e deuses protetores da tribo.
Os indígenas acreditam que o pajé possui a capacidade de entrar em contato direto com os deuses.
Em algumas tribos, os indígenas acreditam que o pajé tem poderes capazes de fazer chover e melhorar a capacidade dos índios durante a caça e pesca.
Eram vistos como heróis culturais reencarnados. Eram verdadeiros homens-deuses. Varria-se o chão que o Pajé iria pisar, às vezes chegava-se até mesmo a tomar precauções para que ele nem o tocasse.
Ele é responsável pela pajelança. Durante esta, o pajé entra em contato com espíritos de pessoas mortas ou animais com o objetivo de promover curas, resolver problemas pessoais dos índios ou da tribo. Neste ritual, o pajé pode utilizar ervas ou outras plantas.

Há dois líderes numa tribo, os pajés e os caciques, mas diferentemente dos pajés, o cacique (chefe político) é a suposta chefia indígena difundida por portugueses e espanhóis entre os povos com os quais entraram em contato. Cada um dos grupos étnicos da América do Sul possui tanto uma denominação quanto uma concepção própria para suas lideranças. Mburovixá é a denominação empregada pelos povos Guarani para seus principais. Entre os Tupi as denominações eram Murumuxaua, Muruxaua, Tupixaba e Tuxaua. Curaca era a denominação de uma espécie de prefeito entre os Inca das terras da alta América no tempo da invasão e colonização europeia.

Relacionados