A IMPORTÂNCIA DO MÉDICO VETERINÁRIO NA INSPEÇÃO DE CARNES.

8815 palavras 36 páginas
_____________________________________________________________________________

A importância do médico veterinário na inspeção de carnes.

INTRODUÇÃO

Não é de hoje que muitas pessoas não estão a par da importância da Medicina Veterinária ou do papel que a mesma tem desempenhado, quer na elucidação de problemas relativos às doenças e a sua profilaxia, quer no desenvolvimento da economia nacional. De acordo BRUXELAS (2005), a Medicina Veterinária, como ciência é relativamente jovem. Como arte, porém é antiga. O progresso e o bem-estar das nações evoluíram proporcionalmente aos cuidados dispensados à criação de animais. Ao comprar e utilizar animais para o seu próprio benefício, o homem assumiu a responsabilidade de lhes proporcionar cuidados e comodidade. Além de fornecer alimento e abrigo, bem como cuidados médicos quando precisassem.
Segundo BRUXELAS (2005) os primeiros escritos do homem revelam que na administração dos antigos governos eram previstos os doutores de animais. Da mesma forma que em nossa profissão irmã, a medicina humana, muitas práticas veterinárias eram baseadas em superstições e fantasias devido à falta de conhecimentos sobre as causas das doenças. Logo que a importância da indústria animal se desenvolveu, cresceu a exigência de melhor conhecimento das doenças em animais e de sua profilaxia. Além disso, tornou-se evidente, bem cedo, que tanto o homem como os animais eram susceptíveis a algumas doenças comuns e que em alguns casos a espécie humana adquiria a doença de espécies inferiores. Sendo esta a base para o gradual desenvolvimento da medicina veterinária como prevenção para determinadas doenças.
Conforme visto acima, a medicina veterinária tem um valor muito grande para a vida da população. Além de andar ao lado da medicina humana, principalmente quando o assunto é saúde pública e dentro desta a segurança dos alimentos. Como o alimento é necessário para se sobreviver, temos então que encontrar medidas e programas, para que assim

Relacionados