A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

3214 palavras 13 páginas
721
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 21 a 24 de outubro, 2013

A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Carmem Silvia Lima Fluminhan 1, Alba Regina Azevedo Arana2,3, Antonio Fluminhan 3
1

2

Discente do Curso de Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem EAD. Docente do Curso de
3
Especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem EAD. Docente do Programa de Mestrado em Meio
Ambiente e Desenvolvimento Regional- MMADRE. E-mail: carmem.slima@hotmail.com

RESUMO
O presente trabalho teve por objetivo descrever a importância da utilização de feedback como ferramenta pedagógica na educação a distância. Foram apresentados diferentes conceitos de feedback, bem como descrições detalhadas da sua importância para o processo de ensino e aprendizagem e o impacto que estes podem causar ao aprendiz. Discutiu-se o feedback como ato de comunicação, o papel do feedback na educação à distancia e a função do feedback entre os pares. Ao final, com base nos resultados apresentados na extensa literatura especializada, foram propostas sugestões práticas de feedback com a finalidade de auxiliar docentes na execução desta importante ferramenta de comunicação, correção e motivação.
Palavras-chave: feedback , ferramenta pedagógica, educação a distância.

INTRODUÇÃO
Em todos os aspectos da atividade humana, em todos os momentos em que há comunicação, é necessário que haja um feedback entre o emissor e o receptor da informação (ou retroalimentação, na tradução livre para o idioma português), seja para confirmar o que foi emitido, seja para orientar novas práticas ou para corrigir o que já foi dito ou executado.
Observa-se, entretanto, que o feedback é um importante recurso de comunicação, porém tem sido negligenciado por professores que, por falta de tempo em sala de aula, por excesso de trabalho, por desconhecimento de sua eficácia ou por inabilidade em tratá-lo como um ato de

Relacionados