A Importância do Espaço no Desenvolvimento Infantil e na Aprendizagem.doc transferido com sucesso.

2237 palavras 9 páginas
A Importância do Espaço no Desenvolvimento Infantil e na Aprendizagem

Uerlânia Eliete Rodrigues Fernandes¹

Resumo: Este artigo tem como tema central a organização do espaço escolar no CMEI Isaura Ferreira, que está localizado em Divinópolis – MG, que atende por volta de 200 crianças de 3 a 5 anos em períodos matutino e vespertino. Nosso estudo se debruçará na organização do espaço escolar e como este pode contribuir para melhorar a qualidade de ensino na educação infantil. Busca-se estudar sobre a perspectiva da educação, onde o espaço torna-se um componente indispensável a ser observado. Discutiremos sobre a importância do espaço no desenvolvimento e na aprendizagem infantil, no qual esse ambiente bem organizado se faz necessário nas interações entre as crianças e educador.
Palavras-chave: Espaço; aprendizagem; Desenvolvimento Infantil.

Na perspectiva de investir na ampliação da qualidade da Educação Infantil, oferecida às crianças de 0 a 5 anos, a Prefeitura Municipal de Divinópolis junto da Secretaria Municipal da Educação- SEMED, conscientes do seu compromisso, integraram-se e transformaram as antigas Creches Municipais, em Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs. Esse novo modelo propõe que a criança viva a infância em ambientes enriquecedores que favoreçam o brincar, o descobrir, o aprender, nos quais possam interagir com brinquedos e objetos do conhecimento físico e social.
Observa-se na instituição (CMEI Isaura Ferreira) a falta de estrutura em relação ao espaço, a limitação prejudica tanto o desenvolvimento das crianças quanto as práticas educacionais. Segundo Lima (2001, p.16) “o espaço é muito importante para a criança pequena, pois muitas, das aprendizagens que ela realizará em seus primeiros anos de vida estão ligadas aos espaços disponíveis e/ou acessíveis a ela”. Pensar na importância e na influência do espaço em sua totalidade na educação infantil é pensar na construção de uma autonomia, de uma identidade e de um

Relacionados