A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO ENTRE AS SÉRIES NOS TREINOS DE HIPERTROFIA MUSCULAR

487 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO ENTRE AS SÉRIES
NOS TREINOS DE HIPERTROFIA MUSCULAR
Luis Eduardo Caramori1
Resumo
O presente trabalho resulta de uma pesquisa bibliográfica a respeito dos intervalos de descanso entre as séries de exercícios em treinos de musculação para a hipertrofia muscular.
A pesquisa mostra as diferentes visões dos autores sobre o tema e também o fundamento científico sobre a restauração do sistema energético para esse tipo de treinamento.
Palavras-chave: Intervalo. Séries. Hipertrofia. Fadiga.
1 INTRODUÇÃO
A hipertrofia muscular pode ter muitas variações, dentre elas podemos destacar a carga, a periodização, a intensidade,o repouso, a dieta, o volume de treino e a recuperação muscular. Dentre estes fatores citado acima o trabalho visa mostrar a importância do descanso de recuperação entre as séries de exercícios para extrair o melhor rendimento que pode ter com a hipertrofia muscular. Para isso foi feita uma revisão bibliográfica para encontrar um consenso sobre essa variável no treinamento de hipertrofia muscular.
Em conseqüência ao tempo de recuperação, ha maior ou menor liberação de hormônios importantes, o gh (hormônio do crescimento) e a testosterona.
2 INTERVALOS ENTRE AS SÉRIES NO TREINAMENTO ESPORTIVO
Para Schwarzenegger (2001) o propósito do treinamento que busca a hipertrofia é fadigar a quantidade máxima de fibras musculares e forçar o músculo a recrutar fibras adicionais fazendo o maior estímulo possível ao corpo. E para que isso ocorra é recomendado que o intervalo entre as séries seja de um minuto ou menos para gerar a fadiga muscular.
De acordo com Stoppani (2008) parece que os intervalos menores que três minutos são mais benéficos quando o objetivo é a hipertrofia. Os intervalos curtos estressam os sistemas energéticos anaeróbios o que leva a um maior acumulo de lactato que está fortemente relacionado com o aumento da liberação de hormônio do crescimento após um treino com pesos. 1 Pós – Graduando em

Relacionados