A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE PARA O PROCESSO DE GESTÃO EMPRESARIAL

11643 palavras 47 páginas
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE PARA O PROCESSO DE GESTÃO EMPRESARIAL
CAPÍTULO I – SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
1.1. PROCESSO DE GESTÃO
Num processo de gestão, as atividades desenvolvidas dentro de uma empresa visam atingir objetivos e alcançar os resultados desejados. Para que essas ações obtenham sucesso, é necessário que sejam planejadas e controladas.
O processo de gestão serve de base para que as decisões de uma empresa sejam tomadas corretamente, realizando-se por meio dos seguintes passos: planejamento estratégico, planejamento operacional, execução e controle.
Segundo Arantes (1994:138):
"Planejar é um processo de reflexão que leva o administrador a tomar decisões hoje sobre as coisas que ele quer que aconteçam no futuro,(...) é essencialmente um processo de criar o futuro que queremos para a nossa empresa, (...) é também o exercício de definir os caminhos que devem ser seguidos para atingir esses estados futuros desejados. Por, isso, o planejamento é talvez o principal movimento em que o administrador exercita, em toda a extensão, suas habilidades, conhecimentos, criatividade, sabedoria e intuição. É o momento também que exige dele a ousadia e capacidade de assumir riscos".
1.1.1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
No planejamento estratégico se define o que a empresa vai fazer e como serão utilizados os seus recursos, ou seja, serão determinados os objetivos e metas a serem alcançados, e estabelecidos os padrões, políticas e estratégias, fundamentadas em informações retiradas da empresa. Ou seja, deve-se definir o que fazer e como fazer para alcançar tais metas, sempre de acordo com os: Valores, Missão e Visão.
Tudo é definido através de projetos e todos passam a ter responsabilidades definidas, todos ficam sabendo aonde se quer chegar e como. Assim, fica mais fácil medir se a empresa está indo bem ou não.
Valores são princípios que vão nortear o comportamento de todos os colaboradores: ética, unidade, inovação, gestão de excelência, meio

Relacionados

  • Sistema De Apoio A Decis O
    3864 palavras | 16 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas