A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE FINANCEIRO EM UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS NUMA FAZENDA FAMILIAR

1597 palavras 7 páginas
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE FINANCEIRO EM UM SISTEMA DE
INFORMAÇÕES GERENCIAIS NUMA FAZENDA FAMILIAR
Rui Fonsêca Veloso1
Fernando Borges Fernandes2
Luis Gustavo Barioni1

RESUMO
A necessidade de dados para avaliação financeira e econômica de tecnologias agropecuárias e de aperfeiçoamento de procedimentos gerenciais de fazendas, por meio do uso de recursos de informática, levou a Embrapa Cerrados à proposição de um sistema de informações gerenciais para fazendas, em parceria com dois produtores familiares e um agrônomo autônomo. Dois estudos de caso em fazendas na região sul goiana têm apoiado o processo de criação de protótipo do sistema. Utilizando-se do Microsoft Access®, foram desenvolvidos os módulos de controle financeiro, de custos, de estoques e de análise de resultados.
Módulos de controle de máquinas, de pessoal, do rebanho e de mapas georreferenciados encontram-se em desenvolvimento. Na especificação do módulo de controle financeiro, adotou-se, além de demonstrativos de fontes e uso de fundos, outros relatórios definidos com a participação efetiva dos produtores e seus familiares. Utilizando-se, simultaneamente, os módulos de controle financeiro e de custos, foi possível formalizar, na fazenda, o processo de planejamento estratégico no qual foram incorporadas despesas e receitas previstas. A complementaridade entre os módulos constitui a base do instrumento de apoio à tomada de decisões pelo produtor e sua família. Embora o sistema mais amplo de gestão esteja sendo desenvolvido desde 1999, sua versão comercial será oferecida ao mercado por meio da parceria com uma empresa de software.
PALAVRAS-CHAVE: controle financeiro, contabilidade de custos, planejamento estratégico, gestão de fazenda. THE IMPORTANCE OF THE FINANCIAL CONTROL IN A
MANAGEMENT INFORMATION SYSTEM FOR A FAMILY FARM
ABSTRACT
The development of a managerial information system for farmers in Cerrado has been implemented by
Embrapa using: two researchers, two

Relacionados