A importância do Consultor/Assesssor Fonoaudiológico

824 palavras 4 páginas
A importância do Consultor/Assessor Fonoaudiológico

A história nos mostra três momentos, no caminho de atuação em Fonoaudiologia, particularmente nos trabalhos e estudos em voz, a saber: - Na década de 60, o foco era o atendimento clínico-terapêutico; - Na década de 70, motivados pelos altos índices de queixas e problemas vocais dos professores, o fonoaudiólogo inicia ações nas escolas em prevenção e promoção da saúde, que aos poucos revelam a importância da voz para a comunicação; - Nas décadas de 80 a 90, as questões vocais inseridas no contexto de trabalho ganham força, e é nesse momento que o fonoaudiólogo passa a atuar em diferentes categorias profissionais que dependiam da voz para realizar o seu trabalho. Dessa forma, dá-se início ao trabalho de assessoria fonoaudiológica aos profissionais da voz, campo este muito promissor.
Aqui, o foco não é a reabilitação de patologias e distúrbios da comunicação, mas sim, um trabalho voltado para o aprimoramento das questões de saúde vocal e dos padrões de comunicação.
O fonoaudiólogo então, passa a ser também um Consultor, (auxiliando o cliente a identificar o que deve ser aprimorado, elaborando então um projeto e a solução) ,um Assessor, (auxiliando no desenrolar do projeto), um instrutor e terapeuta.
A área de atuação desse novo perfil do fonoaudiólogo, é bastante ampla e diversificada, já que, por profissionais da voz (público alvo do assessor em fonoaudiologia), encontram-se, segundo Carrasco (2001), os cantores, atores, dubladores, professores, palestrantes, padres, pastores, empresários, executivos, diretores, supervisores, atendentes, recepcionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, locutores, repórteres de rádio e TV, jornalistas, publicitários, telefonistas, teleoperadores, vendedores, políticos, oradores, advogados, juízes, promotores, entre outros. Cada ramo profissional, apresenta suas particularidades e especificidades. Por isso é importante que o fonoaudiólogo

Relacionados