A IMPORTÂNCIA DO COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR (FERRARI, G. V.)

497 palavras 2 páginas
Resumo: A IMPORTÂNCIA DO COLETIVO NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR
(FERRARI, G. V.)

A construção de um Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma instituição escolar, apesar de complexo, precisa ser uma construção coletiva, dialogada, com objetivos e metas claramente definidas. Discussões e conflitos de ideias provavelmente surgirão ao longo do processo de organização um documento que pressupõe uma transformação da instituição escolar e da sociedade. Além de definir objetivos e projetar metas, é necessário que se definam as ações necessárias para alcançar o que será proposto.
Na busca em compreender os conceitos dos termos ‘político’ e ‘pedagógico’, alguns autores discutem sobre o caráter do documento que, sendo político, não deve ser entendido no sentido estrito de doutrina ou partido (VASCONCELLOS, 2009), mas compreendido como tomada de posição nos conflitos sociais. Dessa maneira, a comunidade passaria a ser realmente considerada como integrante no momento em que a instituição estivesse disposta a conhecer o educando, a realidade, as necessidades, potencialidades e expectativas (PADILHA, 2005).
Para Veiga (2007) a palavra ‘projeto’ aproxima-se do ato de lançar ideias e propostas e, ao envolver a comunidade na ação educativa, se constitui comoum documento que responda às necessidades da comunidade. No que diz respeito às relações de poder dentro da construção do Projeto Político Pedagógico, além de existirem momentos de discussão e reflexão, espera-se superar atitudes como a acomodação e alienação (LUCK, 2008). Sendo a escola caracterizada como um ambiente social, onde o poder simbólico pode estar presente, as relações de força podem aparecer de forma ideológica, objetivando a manutenção de ideias e ou propostas políticas e pedagógicas (FOUCAULT, 1979). Nesse sentido, a equipe diretiva da escola assume um importante papel, ao caracterizar seu trabalho a partir da centralização ou descentralização das decisões. Para isso

Relacionados