A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

4067 palavras 17 páginas
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS COM ENFASE EM ALFABETIZAÇÃO

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

11/09/2012

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado à faculdade ..., como requisito parcial para a conclusão do curso de pós-graduação em educação infantil e séries iniciais com ênfase em alfabetização.

11/09/2012

RESUMO
1

Este artigo tem a intenção de sensibilizar os professores da educação infantil bem como os do ensino fundamental sobre a importância das brincadeiras e dos jogos no processo de construção da aprendizagem da criança, tem como objetivo conhecer e designar o ato de brincar, assim compreendendo o universo lúdico onde a criança comunica com sigo mesmo e com o mundo, ressaltando a importância do docente neste processo, bem como os benefícios que o brincar proporciona, este traz ainda as considerações dos jogos e brincadeiras no processo de socialização das crianças.
A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias e para se tornar um adulto, ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família, posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas de brincadeiras e a escola.
Palavras-chave: Brincar - aprendizagem e desenvolvimento infantil - educação infantil.

INTRODUÇÃO
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, num mundo de fantasia e imaginação. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Para tanto se faz necessário conscientizar pais, comunidade e professores sobre a importância da ludicidade no processo de

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas