A IMPORTÂNCIA DO AEE A ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO

3178 palavras 13 páginas
A IMPORTÂNCIA DO AEE A ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO
Jane L. M.

RESUMO
O presente trabalho visa mostrar a importância do AEE ( Atendimento Educacional Especializado) a crianças na idade escolar que apresentam TDA Transtorno de Déficit de Atenção. Baseado em pesquisas bibliográficas e documentais objetiva conceituar aprendizagem, transtorno de déficit de atenção, apresentar possíveis causas, e mostrar a importância de um atendimento educacional especializado e sala de recursos a alunos que apresentam TDA. Com base na pesquisa, conclui-se que, alunos com TDA se receberem ensino diferenciado, com métodos adequados através de Atendimento Educacional Especializado, podem apresentar um melhor rendimento escolar.

Palavras Chave: Alunos, transtorno, déficit, atendimento, especializado

INTRODUÇÃO

“ Se uma pessoa não pode aprender da maneira que é ensinada, é melhor ensiná-la da maneira que pode aprender.” (WELCHMANN)

O fracasso escolar está fortemente vinculado às dificuldades de aprendizagem.
Alunos com TDA, Transtorno de Déficit de Atenção e ou Aprendizagem sempre existiram no contexto escolar. Com a proposta de escola inclusiva em que todos têm direito a educação, sem nenhum tipo de preconceito, é crescente o número de alunos com deficiências frequentando escolas regulares. Para oferecer ensino de qualidade, aprendizagem e a permanência destes alunos na instituição escolar, surge a necessidade de AEE (Atendimento Educacional Especializado) a alunos com NEE (necessidades Educacionais Especiais). Este atendimento tem sido ofertado a um grupo restrito, conforme o de acordo com o Decreto nº 6571, de 17 de setembro de 2008, que diz que a oferta do atendimento educacional especializado é para os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Porém, alunos com déficit de aprendizagem

Relacionados