A importância do acolhimento aos acompanhantes dos pacientes internados e atendidos na secretária municipal de saúde de uruçuca.

1322 palavras 6 páginas
[pic]

Serviço Social

Sabrina Barbosa Santos

PROJETO DE PESQUISA: ACOLHIMENTO: A importância do acolhimento aos acompanhantes dos pacientes internados e atendidos na Secretária Municipal de Uruçuca - Bahia.

Uruçuca-Ba
Dezembro/2011

PROJETO DE PESQUISA: ACOLHIMENTO: A importância do acolhimento aos acompanhantes dos pacientes internados e atendidos na Secretária Municipal de Saúde de Uruçuca.

Trabalho apresentado ao Professor Clovis V. Gedrat, para fins avaliativos, correspondente a G2 da disciplina de Pesquisa em Serviço Social do curso de Serviço Social da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA.

Uruçuca-BA
Dezembro/2011

1. INTRODUÇÃO

A discussão que embasa este projeto de pesquisa está pautada em diversos artigos usados para um melhor embasamento no tema escolhido, sendo o mesmo intitulado: ACOLHIMENTO: A importância do acolhimento aos acompanhantes dos pacientes internados e atendidos na Secretária Municipal de Saúde de Uruçuca, também conhecido como Posto Médico Central. O acolhimento em grupo configura-se como espaço semelhante a um grupo de espera com foco em uma concepção ampliada de saúde, fundamentando-se num processo grupal em busca da integralidade e melhoria nas ações institucionais. (Psico-USF, v. 12, n. 1, p. 121, jan./jun. 2007). Historicamente, o setor público era o grande empregador dos assistentes sociais, hoje, novos espaços ocupacionais são colocados. No âmbito do mercado de trabalho do Assistente Social, nesse novo contexto, observa-se uma transformação no tipo de atividade atribuída ao assistente social, a sua prática profissional na área de saúde, principalmente em setores públicos, se restringem a fatores que na maioria das vezes os impossibilitam de exercer a sua real função, proporcionando ao usuário dos serviços, contemplando a humanização através da responsabilização da equipe.

Relacionados