A importância de Brincar, por Freud, Winnicot, Kleine...

1207 palavras 5 páginas
A importância de Brincar
(O que nos dizem os principais autores)

O brincar é uma das atividades mais importantes no desenvolvimento da criança. Seja ela de que tipo for, é um meio natural da criança expressar-se e também a oportunidade de mostrar seus sentimentos e fantasias. Crianças que brincam, demonstram ter saúde emocional e ao brincarem, desenvolvem a capacidade de criatividade.
A criança está quase sempre a brincar, observa-se frequentemente a atividade lúdica presente enquanto comem, enquanto realizam atividades de higiene e o quanto relutam em parar de brincar.
Freud iniciou também o estudo psicanalítico infantil, mas nunca relatou análise de criança, salvo o caso do pequeno Hans, mas não referiu a importância do uso do jogo na psicoterapia infantil. Porém em 1920, e partindo de observações ao seu neto de 18 meses, Freud escreve sobre a dinâmica do brincar no seu livro “para além do princípio do prazer”
No jogo de atirar, o menino desloca para o externo seus medos, angústias e raiva, dominando-os, por meio da ação. O desaparecimento e a volta do carretel (ou outro qualquer objeto de brincadeira) ao seu alcance tem relação com a partida e a chegada de sua mãe. A criança não joga somente para repetir situações satisfatórias, ela brinca também para elaborar o que lhe foi sentido como traumático.
A função do brinquedo é proporcionar à criança que ela transforme a passividade em atividade, transferindo a experiência desagradável para a brincadeira, reproduzindo ou modificando a situação, elaborando-a em sua mente. Freud coloca que todas as brincadeiras infantis são influenciadas por um desejo que domina a criança o tempo todo: o desejo de crescer!
Piaget comparou o jogo com o sonho e afirmou que o conteúdo e o simbolismo tanto de um, quanto de outro, são muito próximos.
Anna Freud (1926), o papel do analista de crianças também ocupava um papel ativamente pedagógico, não considerando a transferência como conteúdo importante da relação. O uso do

Relacionados

  • O Livro Negro Da Psicanálise Viver E Pensar Melhor Sem Freud Catherine Meyer Org
    187179 palavras | 749 páginas